24 novembro 2007

Reforma necessária

De Audísio Costa, que na Conferência Estadual do PCdoB fez vibrante pronunciamento -, sobre o meu artigo Reforma para que as idéias floresçam livremente(*): “A democracia, sem dúvida é o sistema político mais difícil, pois exige a constante participação de todos e um conjunto de regras claras e facilmente acessíveis. Este conjunto de regras de convivência política não pode ficar isolado, mas associada a outras que regulamentem a mídia para que não se faça o que hoje é comum, quando quem calunia é dificilmente é punido. A mídia fica totalmente livre do controle social e o povo sem acesso livre à mídia para se expressar, pois esta é controlada pelo poder econômico.

Por outro lado, uma reforma política, onde o eleitor possa melhor entender o verdadeiro papel dos partidos e neles participarem com poder de decisão, como acontece com o nosso PCdoB, resultará no fortalecimento do processo democrático. Ainda, ficará explícito que ao se votar em função da linha programática do partido, fica mais fácil o desenvolvimento de um projeto a médio e longo prazo numa determinada perspectiva de desenvolvimento social, econômico e político, uma vez definido pela população através do voto. Na atualidade, as alianças conjunturais em função do resultado eleitoral ou interesses econômicos resultam num descrédito dos políticos e das políticas, que passam a não terem continuidade pela constante mudança de correlação de força.

Mas bem disse você, esta mudança só vai ocorrer se houver uma ampla manifestação popular não só para cobrar dos políticos esta reforma, mas principalmente votando naqueles que em seu principio de vida e compromisso ideológico já demonstraram na prática que se arriscam em defesa dos interesses da população. É essencial a reforma política para construirmos um verdadeiro Estado democrático.”
___
(*) Veja abaixo postagens anteriores.

Nenhum comentário: