27 dezembro 2007

Descobertos novos gigantes pré-históricos

Ciência Hoje:
Paleontólogos descrevem dinossauro herbívoro que viveu na Antártica e réptil carnívoro africano
. Duas novas espécies de dinossauros foram apresentadas aos paleontólogos neste mês. Uma delas, o Glacialisaurus hammeri, era um réptil herbívoro de até oito metros de comprimento que habitou a Antártica 190 milhões de anos atrás. O outro dinossauro recém-descoberto é o Carcharodontosaurus iguidensis, um carnívoro de 14 metros de comprimento encontrado no Níger, na África, em depósitos rochosos com 95 milhões de anos de idade.

. Os fósseis do dinossauro que viveu na Antártica foram encontrados na montanha de Kirkpatrick, perto da geleira de Beardmore, a uma altitude de aproximadamente 4 mil metros. A espécie foi descrita na revista Acta Palaeontologica Polonica, em artigo assinado por Nathan Smith, da Universidade de Chicago (EUA), e Diego Pol, do Museo Paleontológico Egidio Feruglio, em Chubut, na Argentina.
. O Glacialisaurus hammeri media entre 6 e 8 metros de altura e pesava entre 4 e 6 toneladas. O réptil vivia em uma Antártica bem diferente da que conhecemos atualmente. Localizada cerca de 20º de latitude mais ao norte do que fica hoje, ela era ligada às outras massas continentais do sul do planeta e não tinha a camada de gelo que a cobre agora. Acredita-se que seu clima era tão quente quanto o do sudeste dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: