21 março 2008

A força das idéias

De Edson Tenório sobre nossa candidatura no Recife: Tenho acompanhado pela imprensa, pelo seu blog e por conversas esporádicas com camaradas de partido a construção de sua candidatura à Prefeitura do Recife.

Em todo esse processo, dois momentos me deixaram animado e confiante: o primeiro foi durante a plenária municipal do PCdoB, onde a sua pré-candidatura foi colocada como alternativa política viável e em consonância com o projeto nacional do nosso partido. Pude sentir, naquele instante, a disposição e a força de vontade da militância em fazer uma campanha diferente, criativa e ousada. O segundo foi durante uma pequena reunião para comemorar o aniversário de uma amiga, quando a maioria dos presentes, que não circulam entre os militantes do PCdoB ou de qualquer outro partido, externaram completa simpatia pela sua candidatura, considerando-lhe o candidato mais preparado e se dispondo, inclusive, a fazer a sua campanha.

Nas duas ocasiões, lembrei de uma reunião de campanha que participei em 2000, pouco antes do primeiro turno das eleições, quando poucos acreditavam em uma vitória de João Paulo e todas as pesquisas diziam que Roberto Magalhães estava reeleito. Ainda assim, você dizia aos militantes da UJS que não se podia subestimar o potencial de uma proposta inovadora de gestão, onde as pessoas teriam a possibilidade de eleger as prioridades do que seria gasto no orçamento do município. Mais do que isso, dizia que algumas tendências apontavam para uma virada política, de caráter progressista, na cidade do Recife.

Essas tendências acabaram se concretizando. A chapa João Paulo/Luciano Siqueira foi para o segundo turno e uma verdadeira 'onda vermelha' tomou conta da cidade. Hoje, este projeto encerra uma fase que durou duas gestões exitosas, estando à frente dois cidadãos competentes, honestos e com histórias de vida que se confundem com a própria história dos movimentos sociais e populares.

Nenhum comentário: