26 março 2008

Nova agenda para o Recife

Blog de Jamildo (Jornal do Commercio Online):
O governo Lula e a nova agenda do Recife
Luciano Siqueira

No instante em que o presidente Lula assinar, hoje, um conjunto de ordens de serviço equivalentes, no Recife, a R$ 104 milhões em obras de saneamento e habitação – que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – estará praticando mais um gesto em favor do povo da cidade, dentre todo um cortejo de iniciativas, cujo marco foi, no início do primeiro mandato, a reurbanização da orla de Brasília Teimosa ocupada até então por mais de quatrocentas famílias que residiam em palafitas.

Anote-se aí não apenas a sensibilidade social do presidente, mas sobretudo o empenho em colocar o desenvolvimento como vetor principal do governo. Com importantes repercussões sobre o ambiente das cidades – o Recife inclusive.

O PAC, como se sabe, opera em três vertentes: energética; logística (nas diversas modalidades de transporte); e melhoria das condições de vida nos meios urbanos (saneamento e habitação).

Investimento em saneamento e habitação significa, a um só tempo, melhoria das condições materiais de existência do povo e impulso às atividades econômicas com elevada taxa de aproveitamento de mão de obra. Algo que por si mesmo produz impactos significativos numa cidade como a nossa, na qual sobrevivem mais de um milhão e meio de habitantes sobre o território de apenas 220 quilômetros quadrados; e em que aproximadamente um quarto da população reside em áreas de risco – morros e encostas, terrenos alagados ou alagáveis.

Motivos para comemoração? Claro que sim. Mais ainda motivos para reconhecer a necessidade de se projetar o desenvolvimento mediato da cidade, em conexão com o que ocorre na economia (e no novo perfil dos investimentos públicos) no país e em Pernambuco. Em outras palavras: formatar uma nova agenda para o Recife, na qual estejam contidos o esforço de consolidação das conquistas alcançadas durante os dois governos consecutivos liderados pelo prefeito João Paulo e a abordagem das novas oportunidades e novos desafios que se vislumbram no horizonte.

A nova agenda há de priorizar o desenvolvimento econômico com valorização do trabalho e expansão do emprego; a defesa do meio ambiente e a cultura – elementos articulados entre si e concebidos como linhas que haverão de costurar, integrando-as, as diversas políticas públicas setoriais a serem implementadas. À semelhança do que já faz, em grande medida, o governo Lula, do qual as forças políticas que governam o Recife – o PCdoB, inclusive - somos partícipes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Luciano, e sobre a refinaria Abreu e Lima?

Sobre a visita do presidente Hugo Chavez, da Venezuela ao Recife, vai escrever no blog?

Estou aguardando ansiosa a sua análise. Certamente está na comissão de recepção e acompanhamento.

Com um forte e saudoso abraço.

SBCampello@ disse...

Em termos de nova agenda, se faz necessária uma reavaliação do crescimento vertical da cidade. Não podemos ficar presos dessa lógica imobiliária que multiplica as necessidades de infra-estrutura por muitas dezenas. Políticas de transporte coletivo e de segurança têm que ser pensadas.