16 março 2008

O fator Inocêncio e o apoio do PR

Geraldo Simões, leitor cearense do nosso blog, pergunta (com verve e interesse): “Vira e mexe ouço dizer (por amigos daí) e leio no noticiário pernambucano que acesso via net, que o PCdoB deseja o apoio do PR à sua candidatura a prefeito do Recife quase como uma tábua de salvação. O PR não é o partido do deputado Inocêncio Oliveira, que, salvo engano, sempre militou na faixa mais conservadora da política brasileira? Que arranjo seria esse, afinal?”
*
Meu caro Geraldo: permita-me, em poucas palavras, esclarecer.

Primeiro, é verdade que o PCdoB se esforça para ter o apoio do PR à minha candidatura; e que esse apoio, se vier, será muito importante, embora não se possa dizer que será “a tábua de salvação”, como você sugere. O PR em Pernambuco está sob a liderança do deputado Inocêncio Oliveira e tem em seus quadros, entre outros políticos experientes e respeitados, o deputado licenciado e secretário de Estado Sebastião Oliveira, o ex-deputado José Marcos, o atual deputado estadual Alberto Feitosa, competente e atuante em seu primeiro mandato. Seria, portanto, o PR, um aliado qualificado.

Segundo, se é verdade que o deputado Inocêncio Oliveira militou a maior parte de sua trajetória nas hostes conservadoras, é igualmente verdade que ele tem sido uma das mais destacadas lideranças da base de apoio ao governo Lula e cumpriu papel decisivo na luta para eleger o atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB. Ou seja: tem sido, nos últimos anos, um forte e leal aliado dos partidos de esquerda.

Terceiro, o deputado Inocêncio Oliveira sempre foi e é, ao longo de sete mandatos de deputado federal consecutivos, um municipalista dedicado e decidido, sempre empenhado na luta por recursos do Orçamento Geral da União para implementar ações locais através de prefeituras em geral carentes desse tipo de apoio. E como municipalista, acumula larga experiência que lhe credencia para contribuir com suas idéias na plataforma de nossa candidatura, em elaboração, e para o fortalecimento do futuro governo municipal do Recife.

Quarto, a dimensão política do deputado Inocêncio Oliveira em Pernambuco o situa entre os quadros chamados, no jargão político-partidário, majoritários – isto é, está entre os líderes que têm agora e futuramente um papel importante na manutenção do equilíbrio do conjunto das forças progressistas que vêm, em nosso estado, acumulando vitórias desde 2000 (quando vencemos os pleitos para as Prefeituras de Olinda e Recife) e que atingiram o ápice com a eleição do governador Eduardo Campos, em 2006. Ele próprio, Inocêncio, naturalmente figura entre os nomes que poderão compor a chapa majoritária em 2010 (embora esse assunto não caiba na pauta atual dos partidos que aqui estão unidos no apoio aos governos Lula e Eduardo Campos e no Recife, no apoio). Que candidato não gostaria de ter em seu palanque um político dessa expressão?

Quinto, as relações entre o deputado Inocêncio Oliveira e o PCdoB, na Câmara dos Deputados, sempre foi muito boa, pautadas pela convergência de propósitos no fortalecimento do Poder Legislativo; e com este que escreve neste instante, o vice-prefeito do Recife. Há, portanto, ambiente favorável a uma aliança entre o PCdoB e o PR no Recife e em outros municípios pernambucanos no pleito de outubro. Daí o nosso empenho em construir uma composição com o PR que, inegavelmente, fortaleceria em muito nossa candidatura a prefeito do Recife.

Nenhum comentário: