30 março 2008

Uma trajetória exemplar

No Vermelho www.vermelho.org.br
Um Brasil melhor
por Eduardo Bomfim

Nesta terça-feira passada, 25 de março, o Partido Comunista do Brasil completou 86 anos de existência. Uma trajetória rica em experiências e lutas em favor do Brasil e dos trabalhadores. Defensor permanente da soberania nacional, das transformações sociais e do desenvolvimento sustentável do país.

Acumula uma história de muitos êxitos, sempre presente nos momentos definidores em nosso itinerário nacional e das lutas sociais. Também vivenciou revezes, em decorrência de insuficiências teóricas, políticas, sobre episódios que envolvem peculiaridades das realidades internacional e nacional.

Mas, como frisou Luciano Siqueira, vice-prefeito de Recife, cidade que testemunhou o início do sentimento da nacionalidade: em 1922 começa uma saga sem paralelo na história dos partidos políticos brasileiros.

O PCdoB teve que se reorganizar em muitas ocasiões. Foi dado como aniquilado em diversos períodos de autoritarismo e sempre renasceu das atrozes perseguições em diferentes épocas da vida brasileira.

Atualmente, como declarou Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, os comunistas passaram a viver o tempo de uma nova peleja pelo socialismo, enfrentando novas condições para a luta democrática e popular.

Há, hoje, uma exigência às forças progressistas, aos intelectuais, aos militantes em várias organizações de esquerda, em renovar a teoria marxista, adequá-la ao século 21, extrair lições de derrotas históricas, observar novas experiências positivas que surgem.

Os comunistas buscam apreender, em maior grau, a nossa cultura, nas permanências e renovações, para melhor entender a alma brasileira. Assim, torna-se fundamental, atuar no curso da batalha política, com princípios.

Mas, abraçando a necessária amplitude nas relações com forças engajadas na defesa da nossa soberania, através da construção de um projeto nacional que contemple o presente e alicerce o futuro dessa extraordinária nação e seu povo singular, criativo, amante da paz, lutador destemido contra as injustiças de todas as espécies.

É dessa fonte, que o PCdoB procura a inspiração e compreensão necessárias, na convivência pluralista das diversas opiniões, participando através da sua “singela e exitosa” experiência, da luta pelo socialismo com características brasileiras. Afirmando, convictamente, que é possível um Brasil melhor, socialmente mais justo, mais humano, mais solidário.

Nenhum comentário: