23 abril 2008

Artigo semanal no JC Online

Blog de Jamildo (JC Online):
Atributos do bom governante
Luciano Siqueira

Diz-se que a população enxerga no prefeito de uma cidade responsabilidades de um síndico: dele espera que cuide da manutenção das vias e demais espaços públicos, que faça funcionar a contento os serviços públicos essenciais. Nessa visão simplista das atribuições do gestor local não estariam incluídas educação e saúde, por exemplo, que a maioria dos cidadãos vê como da alçada apenas do governo estadual.

Um ou outro problema de caráter estrutural da cidade - a segurança e o combate à violência criminal, por exemplo – passam à agenda municipal, aos olhos da população, pela dimensão crescente que assumem e pela premência de soluções.

Tudo isso é perceptível, em certa medida, nas pesquisas de opinião destinadas a avaliar governos locais.

Em paralelo e de modo semelhante se expressa a percepção do perfil desejável do governante. Enquanto este não agregar à sua imagem atributos próprios do “síndico” – e isso só se consegue com a prática da gestão – terá sempre uma avaliação subestimada pelo senso comum. Entretanto, cabe ao governante muito mais do que agir como “síndico”; suas atribuições exigem aptidões que extrapolam a esfera meramente administrativa, implicam competência para gerir o conflito social, formar consensos e ferir problemas fundamentais da cidade.

Caso do prefeito João Paulo. Até o terceiro ano do primeiro governo, em todas as pesquisas era visto apenas como um político vinculado à luta do povo, comprometido com os trabalhadores e as camadas mais pobres, esforçado e honesto. Traços que já o marcavam em sua trajetória como líder comunitário, dirigente sindical, vereador e deputado estadual – e que eram obviamente importantes, porém insuficientes para lhe conferir os atributos do bom governante.

A partir de intervenções marcantes, como a inversão do trânsito em Boa Viagem, a regulamentação do transporte alternativo e a reurbanização da orla de Brasília Teimosa – que exigiram, a um só tempo, sensibilidade, discernimento e coragem -, é que o prefeito teve a sua competência reconhecida.

Completados quase oito anos do governo João Paulo, em sondagens recentes, já se verifica que a população deseja do futuro sucessor além de comprometido com os interesses fundamentais da população, honestidade, coerência, credibilidade e dedicação, capacidade de abordar os problemas estruturais da cidade a partir de uma visão larga e prospectiva, e em diálogo permanente com todos os segmentos da sociedade; habilidade na construção de convergências de propósitos que superem conflitos de interesses imediatos.

Nenhum comentário: