16 abril 2008

Campo de Carioca-Pão de Açúcar

No Vermelho:
Petróleo de Carioca: o que dizem Haroldo Lima e a World Oil
. O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, teve um dia cheio em Brasília nesta terça-feira (15). À noite, depois de uma entrevista para a TV Globo, ele falou ao Vermelho sobre as perspectivas da prospecção de petróleo no Brasil e a leitura que a imprensa fez de sua menção ao campo de Carioca-Pão de Açúcar. Para Haroldo Lima, se os especialistas dos Estados Unidos já tinham acesso às informações, "não havia por que os brasileiros não saberem".
. "Esclareci aos senadores que não houve nenhum anúncio de nenhum tipo de descoberta. Fui convidado (na segunda-feira, 14) por um grupo de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas para falar sobre as perspectivas alvissareiras do Brasil no campo do petróleo. Citei as descobertas dos campos de Tupi. Falei do campo de Júpiter. E disse que havia expectativas no exterior de descoberta de um campo de 33 bilhões de barris, o terceiro maior do mundo e o maior já anunciado nos últimos 30 anos, cinco vezes maior que o campo de Tupi."
. "Esses dados foram recolhidos da revista World Oil de fevereiro de 2008. Já tinham sido repercutidos por outros órgãos internacionais e pela Agência Estado. Se os setores especializados dos Estados Unidos já tinham acesso às informações, não havia por que os brasileiros não saberem..."
. Leia a entrevista na íntegra http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=36075

Nenhum comentário: