12 abril 2008

Expedição descobre novos vertebrados no cerrado

Ciência Hoje On-line:
Biólogos identificam 14 espécies desconhecidas em estação ecológica no Tocantins e na Bahia
. O cerrado brasileiro acaba de ganhar 14 novas espécies de vertebrados, identificadas em expedição realizada na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, que abrange os estados do Tocantins e da Bahia. A descoberta, feita por pesquisadores de diversas instituições do Brasil, reforça a importância de se aprofundar o conhecimento sobre esse que é um dos biomas mais ameaçados do mundo e já apresenta 50% de sua área original devastada.
. As espécies descobertas incluem oito peixes, três anfíbios, um mamífero, uma ave e um réptil. “Ainda não sabemos se esses animais só vivem naquela região específica ou se ocorrem em todo o cerrado”, diz o coordenador da expedição, o biólogo Cristiano Nogueira, do Programa Cerrado-Pantanal da ONG Conservação Internacional – Brasil (CI-Brasil). “Porém, estamos certos de que eles são endêmicos do bioma e, portanto, não existem em mais nenhum outro lugar do planeta”, completa.
. Um dos achados da expedição foi uma nova espécie de lagarto do gênero Bachia, bem adaptada aos solos arenosos. O pesquisador lembra que outras espécies do gênero também foram descritas recentemente no cerrado. Por ter seu hábitat progressivamente diminuído pela ocupação humana, esses animais já se encontram ameaçados.

Nenhum comentário: