20 abril 2008

Ciência brasileira

Ciência Hoje On-line
Levedura de cachaça contra a salmonela
Microrganismo envolvido na produção de aguardente é capaz de combater bactéria que causa diarréia
. Uma levedura envolvida no processo de produção da cachaça pode ser uma nova alternativa para combater bactérias do gênero Salmonella, que causam diarréias intensas. A descoberta foi feita em uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Testes realizados em cultura de células humanas e em camundongos comprovaram que uma linhagem da levedura Saccharomyces cerevisiae neutraliza a ação nociva da salmonela no organismo de três maneiras.
. “Observamos que a levedura protege as células humanas contra a ação nociva da bactéria e secreta substâncias antiinflamatórias que reduzem os danos causados por ela”, explica o biólogo Flaviano Martins. “Além disso, ela possui a capacidade de atrair a Salmonella, fazendo com que a bactéria se ligue à superfície da levedura, e não ao epitélio intestinal”.
. Nos experimentos com os animais, o grupo de Martins mostrou que a linhagem em questão da levedura provocou um aumento na produção de anticorpos e na capacidade de eliminação da bactéria pelo sistema imunológico, ajudando a combater infecções causadas por ela. “Constatamos ainda que essa S. cerevisiae, após atravessar ilesa todo o trato digestivo, é capaz de impedir que a Salmonella se ligue às células intestinais”.
. Leia a matéria na íntegra http://cienciahoje.uol.com.br/117809

Nenhum comentário: