03 abril 2008

Do terreiro aos palcos

Livro resgata história do povo Xambá
. Será lançado neste domingo (06/04) na Livraria Cultura do Paço Alfândega o livro Nação Xambá: do terreiro aos palcos. Aprovado pelo Programa BNB de Cultura do Banco do Nordeste, o livro tem como objetivo principal o resgate e preservação da história de lutas e resistência do povo Xambá e do terreiro Ilê Axé Oyá Meguê, do Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda/PE.
. Um povo “quase” esquecido pelos historiadores e pesquisadores dos cultos afro-brasileiros no País que descrevem o povo Xambá como extinto. Por isso, Nação Xambá: do terreiro aos palcos foi todo escrito por meio de relatos dos xambazeiros, única fonte de informações sobre esse povo.
. O livro é, na realidade, um simplório registro sobre o povo Xambá, a partir da trajetória do Grupo Bongar, formado por integrantes dessa nação de candomblé. O livro surgiu com o intuito de ajudar a comunidade a sair do anonimato e é resultado de um trabalho de pesquisa realizado pela jornalista Marileide Alves em 2004 e 2005, junto com as atividades de produção cultural com o Grupo Bongar, o maior difusor do Coco da Xambá e da cultura desse povo. O Bongar, inclusive, se apresentará durante o lançamento. O grupo mostrará o show Chão Batido Coco Pisado com um repertório todo montado em cima da religiosidade dos integrantes da banda, que têm influências musicais nos terreiros de candomblés, especialmente o da Xambá. Na apresentação, o Bongar canta a história do seu povo, o cotidiano e a cultura vivenciada no Quilombo do Portão do Gelo, subúrbio de Olinda. Nas loas, a simbologia que norteia o imaginário popular do povo brasileiro. Mais informações pelo telefone: 9927.6258
Na foto, Tia Laura, Padrinho Pedro e Tia Luiza (do site www.xamba.com.br).

Nenhum comentário: