09 abril 2008

A juventude e a nova agenda da cidade

No Blog de Jamildo (JC Online):
O ProJovem e a nova agenda do Recife
Luciano Siqueira

Acontece hoje, no Teatro Guararapes (Centro de Convenções de Pernambuco), às 18,30 horas, a solenidade de formatura de 489 estudantes da Estação IX do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem/Recife).

O ProJovem atende aos jovens de 18 a 24 anos, sem emprego com carteira assinada e que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental, mas não concluíram a oitava série.

O propósito do programa é proporcionar formação integral ao jovem, mediante a elevação da escolaridade, com a conclusão do ensino fundamental; a qualificação profissional com certificação de formação inicial; e o desenvolvimento de ações comunitárias de interesse público. É o caminho da re-inserção do jovem na escola, a identificação de oportunidades de trabalho e a capacitação, a identificação, a elaboração de planos e o desenvolvimento de experiências de ações comunitárias e a inclusão digital como instrumento de trabalho e comunicação.

Os formandos de hoje obtiveram, durante doze meses, aulas de todas as disciplinas do Ensino Fundamental II (5ª a 8ª série), além de cursos profissionalizantes de Telemática, Alimentação e Esporte e Lazer, através dos Arcos de Construção e Reparos, e atividades sociais e comunitárias em seus bairros.

Trata-se, sem dúvida, de um passo adiante na tentativa de proporcionar a uma parcela expressiva de nossa juventude uma nova perspectiva em suas vidas. O que de fato ocorre, em razão do crescimento real da economia e, em nosso caso, do início de um novo ciclo de crescimento com expansão das oportunidades de trabalho.

Este é um ponto indispensável de uma nova agenda do Recife, a ser encarada pelo próximo governo municipal. Os grandes empreendimentos industriais sediados principalmente no Complexo Portuário de Suape impulsionarão as atividades econômicas no estado, através de cadeias produtivas conexas, prenunciando a médio prazo uma duplicação do seu PIB, e gerando, no ambiente metropolitano – e no Recife, com destaque – um novo perfil de oportunidades no qual será possível inserir, em maior dimensão, jovens como os que hoje receberão o seu certificado.

Esta é uma das vertentes do que pensamos como política para juventude em nossa cidade.

Nenhum comentário: