03 abril 2008

O fim do macho?

Ciência Hoje On-line:
Britânicos criaram espermatozóides humanos a partir de células-tronco obtidas de óvulos femininos
. A tecnologia envolvendo as células-tronco não pára de produzir novidades de interesse geral. Não é só no tratamento de lesões em órgãos cujas células normalmente não se regeneram, que as células-tronco têm aplicações. Há pouco tempo circulou a notícia de que um grupo de pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, produziu espermatozóides humanos a partir de células-tronco. O detalhe curioso nesse caso foi que as células-tronco originais eram de um embrião feminino. Potencialmente esse procedimento permitiria que as células de uma mulher também gerassem espermatozóides.
. Na verdade, experimentos semelhantes com outras espécies já haviam sido conduzidos desde a década de 1990. Nessa época, foram testadas células-tronco de galinhas e de camundongos. Incluído na lista de centros de pesquisa que realizaram essas experiências precursoras está o nosso Instituto Butantan (SP), onde também foram produzidos espermatozóides e óvulos usando células-tronco de camundongos.
. Porém, é preciso enfatizar que, mesmo que esses grupos tenham produzido os espermatozóides partindo de células femininas, estes se limitam aos chamados espermatozóides femininos, portadores do cromossomo sexual X. O espermatozóide masculino contém o cromossomo Y, e os gametas contendo o cromossomo Y ainda não foram produzidos a partir de células-tronco.
. Leia a matéria na íntegra http://cienciahoje.uol.com.br/114436 Foto: O cromossomo X (foto), com cerca de 165 milhões de pares de bases, é quase três vezes maior que o Y.

Nenhum comentário: