21 abril 2008

Perfil dos (novos) consumidores

Esse é o lead de reportagem entrevista de circulação nacional: Com 190 milhões de habitantes espalhados no quinto maior território do planeta, o Brasil é saudado em seu hino como um "gigante pela própria natureza". Depois de uma longa e tenebrosa hibernação, parece que o gigante começou a se mexer -- e, quando um país desse tamanho resolve sair do lugar, a repercussão costuma ser mundial. É o que se vê atualmente. Crescimento econômico acima de 4% ao ano, multiplicação de empregos, acesso ao crédito e elevação da renda estão reproduzindo no país um fenômeno típico de sociedades avançadas: a criação de um mercado consumidor de massa, forte e cada vez mais complexo. Milhões de brasileiros têm aproveitado o bom momento da economia para experimentar, pela primeira vez, as delícias do consumo -- e legiões de outros esperam, ansiosos, a sua vez chegar.

Imagina qual a revista? Simplesmente Exame, da Editora Abril, que jamais foi simpática ao governo Lula. A reportagem, intitulada O retrato dos novos consumidores brasileiros, afirma que o Brasil passa por uma transformação sem precedentes no perfil de seus consumidores - são eles que ditarão as regras de um mercado próximo de chegar a 1 trilhão de dólares por ano.

Nenhum comentário: