01 abril 2008

Unidade em dois turnos

No Jornal do Commercio:
Luciano reafirma que não sai do páreo
Em meio ao esforço do PT em levar os partidos do campo de esquerda para o palanque de João da Costa (PT), como fez o próprio petista, ontem, ao conversar com o governador Eduardo Campos (PSB), o vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB) reforçou, ontem, que não há, até aqui, argumento que o faça desistir do pleito. O comunista disse não acreditar, inclusive, que Eduardo possa intervir para tentar demovê-lo da disputa. “O governador já deixou claro que reconhece os direitos dos partidos que o apóiam. Ele está consciente de que estar em palanques distintos agora (2008) não significa dispersão depois (2010)”, disse Luciano.

O vice-prefeito também disse achar “muito positivo” o governador não interferir “no conserto das alianças, pela responsabilidade que ele tem em contribuir para que se mantenha o bom relacionamento no nosso campo”. Luciano voltou a dizer, ontem, que sua candidatura “não é problema, mas solução”. “Não há ninguém do nosso campo que combata a nossa candidatura. O próprio João Paulo, que trabalha diuturnamente para conseguir a unidade em torno do seu candidato (João da Costa), não nos hostiliza.”

Ontem, em entrevista ao programa Opinião Pernambuco (TVU), Luciano declarou que até se o PCdoB não conseguir ampliar o palanque, sua candidatura será mantida. Também adiantou que, em breve, o partido lançará um movimento no estilo “Fica Luciano”.

Sobre um possível atrelamento entre as eleições de 2008 e 2010, Luciano avaliou como uma posição “sensata”. “Não só no Recife, mas no Brasil inteiro, uma eleição passa pela outra. Em Pernambuco, a única variável consistente em 2010 é que Eduardo deve estar muito bem situado para sua reeleição.”

O primeiro a levantar essa questão foi o secretário das Cidades, Humberto Costa (PT), que, este ano, em documento da Unidade na Luta, pedia a João Paulo que firmasse um compromisso, por escrito, com o campo das esquerdas para 2010.
*
Matéria precisa, informação clara. Mas acabe um reparo: no programa Opinião Pernambuco não disse que “que, em breve, o partido lançará um movimento no estilo “Fica Luciano”. Disse que amigos não-filiados mobilizados nesse sentido.

Um comentário:

O Velho Comunista disse...

Camarada Luciano: Foi por acaso que encontrei teu Blog e commuita legria que descobri que temos várias coisas em comum, a começar pela militância comunista. Foi no Recife, em 1963, que participei da minha primeira reunião política quando da comemoração do 46º aniversário da Revolução Russa. A mim também a vida tornou médico - afinal, quando bem exercida, é a profissão que mais se aproxima da autêntica luta revolucionária, por lutar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas, em condições extremamente adversas e numa situação em que a luta jamais termina.

Quanto à disputa pela Prefeitura acho que seja de impotância absoluta, pois é necessário que se mostre ao Povo a coerência com que o PCdoB sempre participou das lutas populares, coerência esta que é cada vez mais dícil de encontrar nos partidos políticos.

Estou incluindo no meu blog (http://blogdovelhocomunista.blogspot.com/)o link para o teu.

Um grande abraço
Rosalvo Maciel