02 maio 2008

O protesto de Audísio

De Audísio Costa sobre o meu artigo Marcos, Zacarias e o desenvolvimento econômico: A situação de meninos e meninas de rua é uma expressão do modelo econômico-sócio-político do país. Pouco podemos fazer para minimizar esta situação se mantivermos este modelo de sociedade. Pois se não combatermos as causas apenas minimizamos este problema social crônico.
. A causa é modelo político-economico-social brasileiro de natureza capitalista. Pesquisas e pesquisas são feitas para constatar a realidade dos desfavorecidos deste sistema, em todas as sociedades capitalistas. O investimento em guerras e sistemas de segurança são extremamente elevados. Na educação, saúde e desenvolvimento econômico dos pobres aí se instala a dificuldade. Tenho estudado o assunto em vários momento. Já vi cidadão desmaiar de fome após perder seu emprego. E não foi atendido pelo estado.
. Por outro lado sempre que há dificuldades nas finanças de grandes empresas, logo chega o estado para dar o suporte financeiro necessário à sua sobrevivência, sem qualquer retorno social.
. Constantemente os empresários falam: "pagamos muitos impostos". Aliás, nós, o povo, pagamos, não os empresários. Eles apenas repassam ao estado, quando não sonegam e ficam com ele. Veja se na compra sem nota há redução do preço porque o imposto é sonegado? Veja o que reduziu de preço porque acabou o CPMF? O modelo econômico protege as grandes empresas em prejuízo da qualidade de vida da população. Esta é a questão. Ou lutamos para construir uma sociedade cuja essência seja a solidariedade, a fraternidade e o respeito a todo cidadão(ã) com garantia de seus direitos fundamentais ou apenas vamos minimizar os graves problemas sociais que vivenciamos no dia a dia, expressão maior evidenciada pela violência. Assim, é fundamental esta discussão.

Nenhum comentário: