24 maio 2008

Morre uma estrela

Ciência Hoje On-line:
Astrônomos fazem registro inédito dos instantes iniciais de explosão de supernova
. Os instantes iniciais de uma supernova, evento cósmico que surge com a explosão de uma estrela massiva e dá origem a novos objetos celestes, começam a ser desvendados pelos astrônomos. Uma equipe internacional de pesquisadores fez o registro inédito da explosão de raios-X extremamente luminosos que marca o início desse fenômeno raro.
. Uma supernova ocorre quando o núcleo de uma estrela massiva (com mais de oito vezes a massa do Sol) fica sem combustível e entra em colapso. Nesse processo, ele emite uma poderosa onda de choque que produz uma curta e brilhante explosão de raios-X ao alcançar a superfície estelar. Essa explosão é o primeiro passo para a expulsão da maior parte da matéria que compunha a estrela para o espaço. O evento pode culminar com a formação de dois tipos de objetos: um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, corpo celeste ultradenso e mais brilhante do que bilhões de estrelas juntas.
. Esse modelo de colapso do núcleo para explicar a formação de uma supernova é aceito há muitos anos, mas os detalhes da explosão ainda não eram conhecidos. Algumas teorias sustentavam que a expansão da onda de choque da supernova através da superfície estelar seria acompanhada por explosões de raios-X ou emissões de luz ultravioleta.
. No entanto, a confirmação dessa hipótese esbarrava na curta duração do fenômeno (de segundos a horas) e na falta de equipamentos sensíveis para detectar as emissões. Milhares de explosões de supernova já tinham sido observadas por astrônomos, mas nunca em um estágio tão precoce, minutos depois do colapso do núcleo da estrela mãe.
. Veja a matéria na íntegra http://cienciahoje.uol.com.br/120497

Nenhum comentário: