23 maio 2008

Um partido vitorioso

No Vermelho, por Haroldo Lima:
O PCdoB e a breve história de uma sede
. Um edifício será, a partir desse 22 de maio de 2008, a Sede Nacional do Partido Comunista do Brasil. Depois de 86 anos de lutas valorosas, arrostando ameaças de extermínio físico, de destruição ideológica e de desorientação política, essa será a primeira sede nacional própria do partido. Grande êxito. De muito significado. Que tem sua história.
. Começa pelo registro de que só chega a 86 anos algo que tem razão de existir. Se não interpreta anseios reais e sentidos, nada consegue ficar tanto tempo de pé. Se não está sintonizado com o futuro, não cresce em meio a tantas intempéries. Por isso, a sede nacional própria ora inaugurada do PC do Brasil retrata o fascínio pela existência, a mística do papel a cumprir e a vocação por crescer desse partido.
. Sua história é a mesma da vida desse partido, longa, penosa mas fulgurante, através da qual vem conduzindo, pelas décadas afora, a rubra bandeira de um Brasil socialista, passada de geração a geração, tal qual uma tocha olímpica em arrancada triunfal, e que agora chega para reluzir ao alto do edifício que lhe dará guarida.
. Leia o artigo na íntegra http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=37560
Foto: A nova casa, em São Paulo

Nenhum comentário: