17 junho 2008

Lula & Bloco de Esquerda

No Vermelho:
Lula convoca Bloco de Esquerda e PT para definir alianças
. Os presidentes dos principais partidos (PCdoB, PSB e PDT) que compõem o Bloco de Esquerda e do PT foram convocados a participar de uma reunião em Brasília nesta terça-feira (17) à noite com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A intenção da conversa é chegar a um acordo sobre a possível união das legendas em algumas capitais consideradas fundamentais para a campanha eleitoral deste ano.
. O tema principal da reunião, segundo o noticiário que circula pela Internet nesta terça-feira, será o apoio do Bloco à candidatura de Marta Suplicy à Prefeitura de São Paulo. Até o momento, PCdoB, PSB e PDT estão unidos em torno da candidatura do comunista Aldo Rebelo. O PT vislumbra o apoio do Bloco e, assim, ver o tempo de propaganda eleitoral de Marta praticamente dobrar, para quase sete minutos por programa.
. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o presidente do PDT, Vieira da Cunha, disse que a prioridade em São Paulo é a articulação em prol de uma chapa própria do Bloco. Apesar dessa disposição, ele disse estar disposto a apoiar Marta Suplicy, caso PCdoB e PSB assim o façam. ''O PDT nacional sempre defendeu uma atitude unitária do bloco. Se o PCdoB e o PSB decidirem apoiar a Marta, da nossa parte não haverá empecilho'', disse.
. Na mesa de discussões, entrarão os cenários eleitorais de outras capitais de grande porte, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No RJ, as pesquisas apontam a comunista Jandira Feghali na segunda colocação, com grandes chances de passar ao segundo turno. O PCdoB gostaria de ter o apoio do PT na chapa encabeçada por sua candidata, mas até o momento o petista Alessandro Molon não abriu mão de ser o nome do partido na disputa, apesar de ter perdido o apoio no PMDB na cidade.
. ' 'O ideal seria o bloco sair com o PT nas grandes cidades. Isso representaria a recomposição da própria esquerda, mas a gente sabe que nem sempre se atinge o ideal'', afirmou à Folha o presidente do PCdoB, Renato Rabelo. Atualmente, Jandira teria cerca de um minuto e meio assegurado na campanha eleitoral. Se PT e PDT se unirem, o tempo sobe para quase oito minutos na TV.
. Nomes de peso do PT fluminense, como o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, falam abertamente de sua preferência pela aliança com Jandira. Em entrevista a O Globo, ele disse que ''sem a aliança com a esquerda corremos sério risco de derrota fragorosa. A candidatura da Jandira Feghali se mostra mais viável para disputar com a direita [...] É esse também o desejo do presidente Lula".
. Belo Horizonte - A entrada do presidente Lula nas negociações entre os quatro partidos também pode resolver a situação de Belo Horizonte. Marcio Lacerda, do PSB, figura como favorito nas pesquisas, mas sua coligação segue indefinida. O partido, junto com o PT e o PSDB, articula uma chapa única na capital mineira desde o ano passado, mas a presença dos tucanos, liderados pelo governador Aécio Neves, tem feito com que qualquer definição seja prorrogada. O PSB não aceita o veto petista à aliança com o PSDB. O PCdoB, por sua vez, já tem como certa candidatura da deputada Jô Moraes à Prefeitura.
. ''Acho que ainda é possível reverter algumas situações. Se estivermos separados, o risco de todos perdermos é muito grande'', afirmou o senador Renato Casagrande, do PSB, a O Globo.

Nenhum comentário: