07 junho 2008

Plásticos nossos de cada dia

Ciência Hoje On-line:
Protagonista e vilão dos tempos modernos
. Os plásticos são responsáveis inegavelmente por uma revolução na maneira como vivemos nos últimos anos. As conveniências desse material, que possui diversas formulações que podem ser empregadas a um baixo custo para usos diversos, fizeram com que ele se tornasse, mais do que qualquer invenção do homem, o símbolo de nossa vida moderna. Utensílios domésticos, brinquedos, peças automotivas, partes de equipamentos eletrônicos, calçados, embalagens, pisos, revestimentos e, até mesmo, próteses e fios de sutura introduzidos em nossos corpos podem ser confeccionados com plásticos.
. Os plásticos, contudo, representam uma das grandes incoerências de nosso estilo de vida. Apesar de suas enormes vantagens econômicas, esse polímero derivado do petróleo é considerado um dos maiores vilões para a natureza no nosso planeta. Por isso, tem sido cada vez mais questionado o enorme preço que a nossa sociedade tem que pagar pela utilização desse material.
. A “era dos plásticos” começou em 1909, após a descoberta pelo químico belga Leo Baekeland (1863-1944) das resinas formol-fenólicas, cuja exploração com o nome de baquelite, a partir de 1920, deu início a essa revolução em nosso modo de vida.
. Leia a matéria na íntegra http://cienciahoje.uol.com.br/121391

Nenhum comentário: