03 agosto 2008

Brasil apresenta seu barco solar

Ciência Hoje Online:
Embarcação movida a energia solar e propulsão elétrica tem bom desempenho e inspira cientistas
. Uma combinação de energia solar e motores de propulsão elétrica pode ser o futuro para as pequenas embarcações. É o que acredita um grupo de pesquisadores e alunos do Pólo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que acaba de voltar da Holanda com um bom resultado. O barco Copacabana conquistou o quarto lugar de sua categoria em uma competição de 48 barcos solares na qual era o único participante não europeu.
. O casco do Copacabana é parecido com o de outros pequenos veleiros. O que muda é a propulsão e a captação de energia, além de sua aparência. O barco tem painéis que captam a energia do sol e dão a ele um aspecto curioso e um formato diferente. Esses painéis são responsáveis por carregar as baterias que, por sua vez, alimentam o motor elétrico. Além disso, há um circuito eletrônico que gerencia a energia que vem dos painéis – ela pode ser transferida diretamente para o motor caso a bateria já esteja cheia, o que evita a sobrecarga.
. Leia a matériana íntegra http://cienciahoje.uol.com.br/124729

Um comentário:

Ravi disse...

Olá caro vice-prefeito,

Durante todo o mandato do prefeito João Paulo, sempre ouvi comentários muito bons a respeito do senhor em casa e na mídia. Fiquei um pouco decepcionado quando li que não estaria se candidatando a prefeito nas eleições desse ano. Dentre os possíveis, com certeza o senhor teria meu voto.
Agora estou fazendo uma pesquisa de candidatos a vereador para o meu primeiro voto nesse ano. Coom faço para analisar seus objetivos para essa candidatura?

Gostei desse blog, principalmente da parte poética. Realmente muito boa.

Abraço.