24 agosto 2008

Ciência brasileira

Ciência Hoje Online:
Por um diagnóstico mais preciso e barato
Estudo identifica proteínas com expressão diferenciada em células infectadas por um tipo de leucemia
. O estudo das proteínas encontradas nas células do corpo tem se mostrado um método promissor para o diagnóstico e o acompanhamento da evolução de doenças. Um trabalho do Instituto Nacional de Câncer (Inca) identificou proteínas que se expressam de forma diferenciada em células infectadas por um tipo de leucemia. A pesquisa dará origem a um kit mais barato, preciso e eficaz para o diagnóstico da doença.
. O trabalho foi apresentado durante a 23ª Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), realizada de 20 a 23 de agosto em Águas de Lindóia (SP). Os últimos resultados foram relatados pela geneticista Eliana Abdelhay, chefe da divisão de laboratórios do Centro de Transplantes de Medula Óssea do Inca.
. Os pesquisadores estudaram as proteínas de células da medula óssea de doadores saudáveis e de pacientes com leucemia mielóide crônica, doença causada por uma mutação nas células-tronco que pode afetar todas as linhagens de células sangüíneas, principalmente as mielóides.
. Leia a matéria na íntegra http://cienciahoje.uol.com.br/126549

Nenhum comentário: