22 setembro 2008

Depoimento

Compartilho com os amigos e amigas esse depoimento que tanta me emociona.
*
No blog Taci em versos e pedaços
http://www.tacianavalenca.prosaeverso.net:
Homenagem/Luciano Siqueira
Por Taciana Valença

Não parei pra pensar nem entender porque eu, alguém que jamais se engajou na política, venho aqui homenagear Luciano Siqueira. Esclareço então que não faço campanhas, sou politicamente "quase" ignorante, pois não podemos chegar ao cúmulo de ignorar o óbvio e continuo ressaltando que minha homenagem é ao homem, pois ser político foi uma imposição da sua própria conduta diante da vida e das causas pelas quais lutou.

Na semana passada, tive o prazer de conhecer um homem cujo nome é motivo de orgulho para Pernambuco: Luciano Siqueira.

No lençol que estendeu abertamente sobre sua vida, pude perceber o que realmente é ser um homem de coragem, lutando por justiça e liberdade, num destemor digno dos fortes. Sim, porque só os fortes juntam-se aos fracos e têm a coragem de defendê-los e de sofrer, literalmente "na pele" pelas suas causas, que na verdade, são nossas.

Fiquei triste pela frase ignorante que muitas vezes me peguei dizendo: "detesto política". Frase ignorante, dos fracos que não se comprometem, como outras que dizem que "todos são iguais quando estão no poder". Não, não são. Existem os HOMENS, dignos, perseverantes, lutadores, sofredores e respeitados, como ele, que se não tivesse o prazer de ter conhecido, não teria admirado.

O recado é este: procurem conhecer antes de julgar. Na verdade, eu não tinha nenhum candidato a vereador, confesso. Cansada dessas fotos de "filhinhos de papai" que nada sabem da vida, que não sabem o que é LUTAR por uma causa e que fazem da política um emprego muito bem remunerado e divertido. Cansada de ver tantos roubos, fraudes, que continuarão, eu sei, mas a visão tem que ser maior, temos que acreditar sim, talvez em poucos, mas temos que ter pessoas que lutem por nós, através do poder que só teremos através deles.

Precisamos de homens sérios, que conheçam a vida e que saibam, pela própria experiência, por onde ir para atingir os ideais que o povo necessita.

Como ele próprio disse, não é fácil, é um trabalho contínuo, mas se for feito, pouco a pouco os objetivos serão atingidos. Não é mágica, é luta e a luta, como a própria vida, continua.

É fácil permanecer na ignorância dizendo que "ninguém merece meu voto", mas enquanto nosso comodismo aflora, são eleitos vários incapazes e indignos representantes de nós mesmos. Eles são culpados? Não, nós temos nossa imensa parcela de culpa.

Hoje, conscientemente digo: escolham, votem, acompanhem, cobrem o que estão prometendo, de alguma forma, temos que ajudar no futuro do nosso país. Que comecemos pela nossa cidade.

É essa homenagem que faço a esse homem, que felizmente e não por acaso, é um político.

Que Deus abençoe a sua caminhada, como a de tantos que lutam pelos seus justos objetivos.

A você, Luciano, com minha admiração.

3 comentários:

Anônimo disse...

Taciana,
Quem conhece a história, ou histórico, de Luciano Siqueira vê refletidas em suas palavras a nossa mesma opinião.
Breve o teremos como o vereador mais votado.

Anônimo disse...

Quero congratular-me com a nobre cidadã quando aponta com sinceridade e lucidez o papel politico que cumpre o nosso camarada Luciano Siqueira.
O PCdoB certamente emprestará por uma necessidade politica para o Recife este nosso importante quadro para a Câmara Municipal do Recife.

UM OLHAR SOBRE A CIDADE disse...

Voto Luciano Siqueira pois político tem história de luta, idéias claras e faz política com o povo e o coração. Se fosse candidato a prefeito, votaria nele, 65. Agora, com certeza Luciano vereador. Que seja o mais votado do Recife, como alguns dizem. Manifesto minha indignação pelo ocorrido a João da Costa. Mas, 13 prá valer!
Padre Francisco, Paróquia da Madalena.