25 setembro 2008

Última apresentação

O inspetor geral, de Gogol
. Uma cidadezinha de província, algo longínquo, quase um cartão postal, em lugar nenhum e tempo nenhum. Uma história que poderia estar acontecendo em qualquer tempo e lugar.
. Este vilarejo é comandado por um Prefeito corrupto e seus colaboradores igualmente corruptos: o Chefe dos Correios, o Diretor do Hospital, o Diretor da Escola, o Juiz local, o Delegado e os comerciantes emergentes. Eles mantêm as instituições locais sem as mínimas condições de saúde, segurança, organização ou humanidade, tratam os moradores da pior maneira possível pensando apenas nos lucros pessoais. Tudo transcorre desta forma até que recebem a notícia de que o governo enviou um inspetor para averiguar as condições dos órgãos públicos locais. Os dirigentes ficam apavorados, pois a corrupção rola solta, eles tentam consertar de imediato a situação, ou seja, esconder a sujeira embaixo do tapete.
. Enquanto isso o malandro Khlestakov, que está hospedado no hotel local é confundido com o tão temido Inspetor Geral, é levado à presença do Prefeito e demais autoridades, e é tratado com as mais altas regalias, recebe inclusive grandes somas de dinheiro em forma de propina. O forasteiro aproveita-se da situação e após encher o bolso vai embora tendo cortejado a mulher do prefeito e marcado casamento com sua filha. O farsante engana todas as autoridades do local, que descobrem de forma ludibriadas somente no final da trama, quando finalmente chega à cidade o verdadeiro Inspetor Geral convocando a todos para uma reunião geral. É o juízo final.
. amanhã 26 de setembro - Teatro do Parque, 20hs - Ingressos: 10,00 inteira e 5,00 meia - vendas antecipadas e informações: 3071 3379 / 9125 4533

Nenhum comentário: