04 setembro 2008

Luta metalúrgica

No Vermelho:
Metalúrgicos: greve-pipoca já ameaça a produção de veículos
. Pela primeira vez desde o início do governo Lula, um movimento grevista dos metalúrgicos ameaça a produção da indústria automobilística. A estratégia de greve geral da categoria, usada pela última vez em 2001, foi substituída pela ''greve-pipoca'', expressão criada há anos pelos operários para definir as paralisações localizadas e em seqüência nas várias indústrias do setor.
. Na segunda-feira (1º), oito mil metalúrgicos do Paraná que trabalham nas montadoras Volkswagen, Renault e Nissan fizeram uma paralisação de 24 horas em resposta à falta de uma nova contraproposta de reajuste salarial pelas empresas, prazo que foi estendido em 48 horas e, na ausência de uma nova oferta das montadoras, será convertida em greve por tempo indeterminado.
. Na quarta (3), em São Paulo, 14,2 mil metalúrgicos fizeram paralisação de 24 horas em cinco fábricas, para forçar as indústrias a reverem suas propostas de reajuste salarial, cuja data-base é setembro - em um dos casos, com ameaça de greve por tempo indeterminado, dependendo da proposta feita pelas indústrias.

Nenhum comentário: