14 outubro 2008

Nova missão, novo governo

IG Último Segundo:
'Não há pretensão de constranger João da Costa', diz comunista
Com a eleição de quatro prefeitos, seis vice-prefeitos e 42 vereadores, a sigla mostra um avanço no que diz respeito as pleito municipal de 2004
. O vice-prefeito de Recife e vereador eleito para o mandato 2009-2012, Luciano Siqueira (PCdoB), avisou que o seu partido não tem a intenção de constranger o novo prefeito, João da Costa (PT), em relação à divisão dos cargos na sua gestão, embora tenha dito que tem a certeza de que os comunistas possuem espaço garantido.
. “Temos a absoluta tranqüilidade de que vamos continuar no governo. Isso não quer dizer que o PCdoB necessariamente irá se manter onde está. Não há nenhuma pretensão de constranger João da Costa. Ao contrário, confiamos na maturidade política do prefeito eleito. Não há nenhum estresse ou tensão em relação a essa matéria”, enfatizou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7. Hoje, os comunistas são responsáveis pela Secretaria de Ação Social e as autarquias Sanear e o IASC (Instituto de Assistência Social e Cidadania).
. O crescimento partidário do PCdoB em Pernambuco foi motivo de exaltação. Com a eleição de quatro prefeitos, seis vice-prefeitos e 42 vereadores, a sigla mostra um avanço no que diz respeito as pleito municipal de 2004. Na época, o partido elegeu somente 18 vereadores e 4 prefeituras em todo o Estado.
. Na Região Metropolitana, a agremiação manteve os espaços já conquistados nas prefeituras de Olinda e Camaragibe. Na primeira, a prefeita Luciana Santos fez o seu sucessor, Renildo Calheiros. Na segunda, o atual gestor, João Lemos, assegurou a reeleição. No Interior do Estado, foram reeleitos Henrique Fenelon, em Goiana, e César Freitas, em Sanharó. Ainda foram eleitos vice-prefeitos em Bezerros, Tabira, Salgueiro, Nazaré da Mata, Abreu e Lima e Itaquitinga. . Siqueira pretende focar sua atuação na Câmara de Vereadores nas áreas de cultura, segurança, trânsito, desenvolvimento econômico e saúde. Porém, avisa que se o projeto revisor do Plano Diretor (PD) não tiver sido aprovado até o final deste ano, uma das prioridades será tentar resolver esse impasse em conjunto com os pares.
. Apesar do seu nome já estar sendo lembrado para a presidência da Câmara de Vereadores, o vice-prefeito desconversa, diz que não pode se apresentar como opção e que esse debate ainda não foi iniciado. “Esse é um processo interno que depende da vontade política dos 37 vereadores eleitos e de seus partidos. Se for consenso entre os colegas, nós teremos que examinar (a proposta)”.
. 2010 - No decorrer da entrevista, Luciano Siqueira lançou a prefeita Luciana Santos como candidato na disputa eleitoral de 2010. “Luciana está empenhada em encerrar bem o governo. Agora, na eleição de 2010, ela com certeza será eleita para alguma coisa, algum cargo. Tenho convicção disso porque é uma das grandes lideranças do partido”, enalteceu.

Nenhum comentário: