20 outubro 2008

O otimismo de Mantega

. Mais do que um estado de espírito animado, o ministro da Fazenda Guido Mantega esbanja determinação em resistir – pelo caminho do incremento da produção, como quer o presidente Lula – aos efeitos da crise norte-americana que se espraia mundo afora. Em entrevista na Folha de S. Paulo deste domingo, 19, ele afirma que o governo mantém previsão de crescimento entre 4% e 4,5% para 2009, bem acima das estimativas dos analistas. "Temos condições de passar por esta crise mantendo um padrão bastante razoável de crescimento", diz ele.
. De acordo com o último Boletim Focus do Banco Central, os economistas prevêem crescimento de 3,5% para o ano que vem. Mantega diz que eles têm errado sistematicamente suas previsões.
. Contra o cenário de retração da economia, o ministro argumenta com dados animadores: A pesquisa mensal de comércio mostra crescimento de 9,8%. Estão sendo criados mais de 2 milhões de empregos formais, o que significa mais renda e mais consumo. A arrecadação da Receita Federal se mantém dentro das nossas projeções. Até agora, de relevante, o que aconteceu foi um problema de liquidez, enfatiza.
. É acompanhar o desenrolar dos acontecimentos para checar se Mantega tem ou não razão.

Nenhum comentário: