21 outubro 2008

Sonho de telespectador

A TV tem a ver com a cor dos nossos sonhos
. Sonho tem cor, não duvide. Mais: a cor dos nossos sonhos durante o sono noturno tem tudo a ver com o que vemos na TV. Ou seja, a geração que nasceu sem televisão colorida relata ter mais experiências oníricas em preto-e-branco, 40 anos depois. Entretanto, não se pode garantir se tela a cores faz a imagem se alterar durante o sono ou apenas deturpa a memória.
. Não sabia, e você provavelmente também não, que essa discussão sobre a cor dos sonhos já tem quase um século, segundo matéria publicada na Folha de S. Paulo deste domingo.
. Estudos de 1915 a 1950 sugeriam que a maioria dos sonhos era em preto-e-branco, mas a tendência mudou nos anos 1960, com alguns trabalhos sugerindo que 83% deles têm cor. Como esse período também marcou a transição das TVs em preto-e-branco para as coloridas, uma explicação seria que a mídia estava pautando os sonhos das pessoas. As diferenças entre os estudos, porém, não permitiam conclusões sólidas.. Segundo a matéria, tem gente interessada em prosseguir os estudos a respeito. Imagino que há muitos outros fenômenos do nosso cotidiano que merecem mais atenção dos cientistas.
. E possamos continuar sonhando à noite sossegados, sem preocupação com o colorido das imagens retidas em nossa memória.

Nenhum comentário: