19 novembro 2008

Lançamento imperdível

O lançamento do livro é hoje, às 19 horas, na Livraria Cultura - Paço Alfândega. Veja um trecho da resenha feita pela revista Bravo!:

Antivaqueiros a Caminho de Casa
Numa época em que a literatura brasileira se debruça primordialmente sobre os dramas urbanos, o escritor Ronaldo Correia de Brito faz o caminho de volta para o sertão
. Galiléia, primeiro romance do contista cea­rense Correia de Brito, traça o caminho inverso percorrido pela literatura brasileira desde o modernismo: derrotados pelo exílio urbano, agora seus antivaqueiros voltam para casa. Os primos Adonias, Ismael e Davi cruzam o Ceará ao volante de uma caminhonete que atravessa o sertão de Inhamuns. Eles seguem rumo a Galiléia, velha fazenda familiar dos Rego Castro próxima a Arneirós. Como se lerá, as ressonâncias bíblicas não irão se ater somente aos nomes das pessoas e dos lugares. Narrado por Adonias, saberemos já na primeira página do livro das diferenças entre os primos. Davi foi vítima de alguma violência na juventude, Ismael é filho bastardo e suspeito de violências, Adonias é vítima de sua própria incredulidade e da rejeição aos familiares e às origens. Mas urge que todos voltem, pois o patriarca Raimundo Caetano está nas últimas e assim o exige.
. Está montado o dilema à maneira de Tolstói: entre os Rego Castro, todos são infelizes, cada um à sua maneira. Aos poucos seremos introduzidos à intimidade das tristezas de todos os familiares — e não são poucos, focados a cada capítulo, cujos títulos correspondem aos seus nomes. Porém, nunca conseguimos devassar o que corre por seu passado e por seu presente, a única certeza parecendo ser a total ausência de futuro do avô moribundo e também de Galiléia, que se arruína com ele.
. O Livro: Galiléia, de Ronaldo Correia de Brito. Alfaguara, 240 págs., R$ 34,90.

Nenhum comentário: