13 novembro 2008

Não-candidatura

No Blog de Cesar Rocha:
Luciano Siqueira: não sou candidato
. Confesso que fiquei na dúvida se colocava uma exclamação ou não no título. Desisti assim que reli o texto abaixo, do próprio vice-prefeito do Recife e vereador eleito - o segundo mais votado.
Luciano escreveu no blog dele um comentário sobre o texto que publiquei aqui e na coluna que produzo para o Diario de Pernambuco às segundas-feiras.
. Meu texto apresenta interpretações minhas de uma longa (e sempre interessante) conversa que tivemos semana passada.
. O comentário de Luciano Siqueira foi, na verdade, publicado ainda na segunda-feira (10). Não o trouxe para vocês porque estava viajando.
. Depois de meses muito intensos, só neste final de semana pude tirar uns dias verdadeiros de folga e fui para Petrolina, a quase 750 quilômetros do Recife, visitar meus pais, apresentar o Rio São Francisco ao meu filho, comer carneiro e ver como os Coelho, à maneira deles, revolucionaram aquela região.
. Desde adolescente, sempre fui um crítico duro da condução que a família Coelho deu aos destinos de Petrolina.
. Hoje, mais bem informado, sou obrigado a admitir o legado deles - apesar das críticas ainda necessárias. (O termo “sou obrigado a admitir” vai em homenagem a Evaldo Costa, secretário de Imprensa de Eduardo Campos).
. Na volta ao Recife, fiquei imaginando como seria Caruaru se os Coelho tivessem se estabelecido por lá, um século e meio atrás.
. Provavelmente estaríamos como a Paraíba, onde Campina Grande em muitos aspectos é mais importante que a capital, João Pessoa.
. Na ida e na volta, por falar nos Coelho, encontrei o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), figura agradabilíssima, bonachão.
. Eu o conheço desde criança. Fui colega de colégio de um dos muitos filhos dele, Gennedy. E meu pai fez ginásio com o próprio Gonzaga.
. Gonzaga perdeu a eleição de prefeito de Petrolina para um novato na política, Júlio Lóssio, médico que chegou por lá no início dos anos 1990.
. Perdeu principalmente porque errou muito.
. Errou, por exemplo, ao tentar negar o legado dos Coelho. Continua errando ao não deixar de lado a derrota. E isso poderá prejudicá-lo na disputa pela reeleição de deputado federal em 2010.
. Mas toda essa divagação era só para dizer que não tive tempo de publicar os comentários de Luciano Siqueira sobre a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores do Recife.
. Veja o que ele diz: “Julgo oportuno esclarecer: não me coloco como candidato à presidência da Câmara. Nem poderia, pois o PT tem, conforme as regras regimentais, a primazia de indicar o candidato à presidência – por ser a maior bancada, com cinco vereadores, favorecida pelo critério da proporcionalidade. E o prefeito João Paulo vem repetindo de público que o PT não deve abrir mão do critério”.

Nenhum comentário: