22 novembro 2008

Sem críticas ao prefeito

No Blog da Folha:
Vice-prefeito: "Limitei-me a expressar a opinião do PCdoB"
. Amigo Valdecarlos: Não é uma queixa, apenas uma observação que me parece oportuna. Claro que você tem toda a liberdade de interpretar fatos e declarações dos seus entrevistados a seu juízo. Jamais porei em dúvida sua competência e discernimento. Mas me permita dizer que a manchete e o lead da nota que você publicou no blog acerca de minhas declarações na Rádio Folha, hoje pela manhã, falam de uma crítica ao prefeito João Paulo que efetivamente não fiz nem tenho o propósito de fazer. Sobre a chapa majoritária de 2010, limitei-me a expressar a opinião do PCdoB, que é de tratar do assunto em 2010; sem entretanto deixar de sublinhar o respeito que tenho por todos os partidos que julgarem conveniente tratar do assunto agora. O momento, o ritmo e o conteúdo de eventuais conversas fica a critério de cada partido.
. No que eu disse – e aliás está registrado fielmente no texto de sua nota, sempre entre aspas – não há nenhuma crítica ao prefeito por ter recebido apoio antecipado do PP para uma eventual candidatura ao Senado. Há, sim, repito, a simples afirmação do que pensamos, nós do PCdoB. Grande abraço, Luciano Siqueira
. A nota a que me refiro havia sido postada pelo editor Valdercarlos Alves no blog fim da tarde:
E 2010 NEM CHEGOU...
Siqueira critica postura de João Paulo por antecipar debate sobre o Senado
. Um dia depois de o prefeito João Paulo admitir o "gesto carinhoso e simpático" do PP - que declarou apoio a sua candidatura ao Senado -, o vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB) não perdeu a oportunidade para criticar "elegantemente" a postura do petista. "É mais do que cedo. Estamos a um ano e meio das eleições. Até lá muita coisa pode acontecer", alfinetou o comunista, em entrevista ao programa Folha Política, na Rádio Folha FM.
. Luciano Siqueira adiantou que o PCdoB só irá se pronunciar sobre 2010 em 2010, pois existem muitas "tarefas" a serem executadas até o período das próximas eleições. Uma das preocupações do vice-prefeito diz respeito à crise internacional na economia e que terá fortes efeitos sobre o Brasil. "Devemos estar atentos a isso", alertou o comunista. Segundo ele, "quem tem responsabilidade pública deve mover esforços" para ajudar o Governo de Lula, num recado indireto para o prefeito João Paulo.
. Apesar da antecipação das articulações e declarações de apoios de partidos (PP,PR e PTC) ao prefeito do Recife, o comunista Luciano Siqueira não crê em mal-estar nos integrantes das forças governistas. "É muito cedo mas não deve ser fator de desagregação".
. O deputado federal, Fernando Ferro (PT), não criticou a antecipação das articulações. Porém viu como "inexperiência política" a divulgação do encontro por parte do progressista Eduardo da Fonte. "Isso (o encontro de João Paulo com o parlamentar do PP) deveria ser mais reservado. Tem gente que tem que abrir logo. Não consegue segurar", afirmou o petista.
. Apesar disso, Fernando Ferro usou da velha máxima a favor de João Paulo: "Quem parte na frente leva vantagem". Ele acredita que as movimentações do prefeito não passam de "prospecções" porque as eleições ainda estão longe.
. De olho numa vaga ao Senado em 2010, o secretário estadual de Desenvolvimento, Fernando Bezerra Coelho, prefere não "queimar cartucho" antecipadamente. O socialista afirmou que a orientação do governador Eduardo Campos (PSB) é discutir as eleições apenas em 2010. Coelho diz que a prioridade do PSB é garantir a reeleição de Eduardo, mas não deixa de brilhar os olhos quando o assunto é Senado. "Eu tô na fila", disse sorrindo.
Foto: Arquivo Folha

Nenhum comentário: