04 janeiro 2009

Determinação e equilíbrio

Diáro de Pernambuco:
"Vamos ver onde fazer mais por menos"
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Bertotti (PCdoB), é taxativo ao afirmar que os efeitos da crise econômica terão impacto direto no trabalho de todo o primeiro escalão da Prefeitura. Em entrevista ao Diario, Bertotti afirmou que a meta é "fazer mais por menos", numa referência aos cortes previstos da administração.
João da Costa já declarou que a crise econômica vai gerar cortes na administração municipal. Como isso vai ocorrer?
Na realidade, na segunda-feira, a gente vai ter a primeira reunião (do secretariado), e já de posse de alguns dados, teremos as primeiras orientações gerais. Em grandes linhas, o importante é trabalhar com otimização da gestão, com o que você já tem de recursos e procurar eficiência. Verificar se é possível fazer alguns cortes sem prejudicar nem os serviços e nem a qualidade desses serviços. Ou seja, é você otimizar o que vo. cê tem. A gente tem um conjunto de serviços na Prefeitura que precisa ser mantido, mas mantido com mais qualidade e eficiência no gasto público.
Esses cortes vão atingir que tipo de serviço ou setor?
No primeiro momento a gente precisa identificar onde precisa fazer mais por menos. Não existe uma linha de onde é que isso vai ser tirado porque nós vamos manter os investimentos e as contrapartidas também serão mantidas. Vamos junto com toda a equipe. A nossa secretaria vaicolaborar da mesma forma que todas as outras. Todas as secretarias vão atuar conjuntamente, mas cada uma dentro de suas atribuições. Os investimentos estão todos garantidos.
E qual o plano para dinamizar a economia da cidade?
A estratégia é que Recife dê a sua contribuição para o desenvolvimento registrado no país de acordo com a sua vocação. Vamos elaborar uma política fiscal e tributária inteligente. Não se pode fazer isenção fiscal sem a garantia de que isso traga benefícios como emprego e renda. Também vamos trabalhar para melhorar a mobilidade na cidade e qualificar o serviço de controle urbano, ordenando e aumentando a fiscalização em áreas utilizadas pela população. Também vamos investir na formação profissional através de parcerias com setores envolvidos nesse processo, especialmente universidades. Outra linha será o fortalecimento da economia solidária, aproveitando a característica do Recife, que é uma cidade que tem uma economia informal bastante forte. A ideia é aproveitar essa nova lei das micro e pequenas empresas para que esses negócios sejam fixados na cidade.

Nenhum comentário: