23 fevereiro 2009

Aquecimento global no carnaval

. Coisa de quem está fora da folia. Ao invés dos acordes do frevo e do maracatu, notas de leitura. Daí pensar em aquecimento global em pleno carnaval...
. Deu na Folha de S. Paulo dias atrás. A Agência Internacional de Energia tem uma má notícia para o planeta: na melhor das hipóteses, o aquecimento global neste século deverá ser de trágicos 3C em relação à era pré-industrial. A redução de emissões de gases-estufa necessária para evitar a mudança climática perigosa pode não ser tecnicamente viável.
. O veredicto está no "Panorama Global de Energia 2008", documento que apresenta as tendências do cenário energético mundial. O período analisado vai de 2006 a 2030.
. Segundo o relatório, a estabilização da concentração de gás carbônico (CO2) em 450 ppm (partes por milhão) na atmosfera -que produziria um aumento "seguro" da temperatura global de 2C- dificilmente será obtida. O máximo a que o mundo pode aspirar, e a um custo alto, é a estabilização em 550 ppm, o que produziria um aquecimento de 3C.

Nenhum comentário: