28 fevereiro 2009

‘Ciência às seis e meia’ na rede

Ciência Hoje Online:
Palestras de divulgação científica para o público leigo serão transmitidas em tempo real pela internet
. A partir de março de 2009, o ‘Ciência às seis e meia’, projeto que oferece palestras de divulgação científica ao público leigo, terá uma grande novidade: será exibido on-line e em tempo real na página virtual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência do Rio de Janeiro. Parceria entre a SBPC-RJ e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), as palestras de 2009 acontecerão nas primeiras quartas-feiras do mês, a partir de março, no auditório do CBPF Ministro João Alberto Lins de Barros.
. Segundo Marcio Antonio Maia, pesquisador do Observatório Nacional e organizador do projeto, foi a parceria com o CBPF e o fato de este contar com infra-estrutura para transmissão de eventos pela internet que levou à ideia da exibição em tempo real das palestras de 2009.
. “Com isso, virtualmente passamos a levar este ciclo para qualquer lugar do mundo com acesso à internet”, lembra Maia. “A ideia é ampliar a audiência, e por isso também entraremos em contato com museus e planetários para estimular a transmissão do evento em suas salas, e assim atingir um público ainda maior.”
. Como em 2009 se comemora o Ano Internacional da Astronomia e o Ano Internacional do Planeta Terra, haverá quatro palestras dedicadas a esses temas: ‘Uma breve história do Universo’, sobre o Big Bang; ‘A descoberta da nascente do rio Amazonas’; ‘Clima espacial – O que temos a ver com isto?’; e ‘Buracos Negros: rompendo os limites da ficção’. Também estão programadas palestras sobre os costumes e a arte dos egípcios antigos, sobre bioarqueologia, sobre a crise econômica e sobre experimentos modernos que buscam entender a natureza da matéria, como o colisor de hádrons.
. Para o astrônomo, o ‘Ciência às seis e meia’ teve um resultado positivo nos anos anteriores. “Existe uma clientela ávida por saber das novidades da ciência. Contamos com uma parcela de ‘sócios de carteirinha’ que são assíduos frequentadores das palestras desde 2005, quando o projeto começou”, afirma ele. “Alguns dos temas das palestras de 2009, inclusive, foram propostos por esse público cativo.”
. Maia ainda lembra que, para assistir às palestras em tempo real na página virtual da SBPC-RJ, não é necessário nenhum programa específico além do navegador de internet, e que as palestras continuarão a ser gravadas e disponibilizadas em rede.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quanto mais se popularize o conhecimento científico, melhor. Assim poderemos construir um grande país!
Otávio Menezes