17 março 2009

Ministro otimista

Mantega espera que país tenha saldo na criação de empregos neste ano
. Informa a Agëncia Brasil que o ministro da Fazenda ,Guido Mantega, ao falar ontem para empresários brasileiros e americanos reunidos em Nova Iorque, minimizou o efeito da queda do Produto Interno Bruto( PIB) de 3,6%, no último trimestre de 2008, sobre a atividade economica do país.
.“A queda do PIB no último trimestre de 2008 foi forte, mas havia crescimento positivo nos anteriores, enquanto outras economias já estavam desacelerando desde o início de 2008.”, disse Mantega, lembrando que Brasil e Chile foram os únicos emergentes que tiveram dois trimestres positivos no ano.
. Mantega também demonstrou estar esperançoso quanto ao número de empregos a serem gerados no ano. “O Brasil espera ter saldo positivo na geração de empregos em 2009. Claro que não criaremos um milhão e meio de empregos com em outros anos, mas abriremos vagas”, disse ele.
. Também comemorou a possibilidade de tomar medidas ofensivas num momento em que, em outras crises, a prática era se defender.“Em outros momentos de crise, precisávamos subir juros para conter a saída de capitais, o que aumentava a dívida e baixava investimento e emprego. Hoje, não precisamos fazer isso. Estamos em condições de tomar medidas anticíclicas: baixar juros, aumentar crédito e baixar tributos e subir investimentos públicos”.

Nenhum comentário: