30 abril 2009

Turismo gripado

BBC Brasil:
Turismo atravessa período mais difícil desde 2001, diz indústria
. O setor de turismo atravessa seu período mais difícil desde setembro de 2001 e essa situação pode se agravar ainda mais no caso de uma pandemia de gripe suína, disse em entrevista à BBC Brasil o presidente do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), Jean-Claude Baumgarten.
. "Nós enfrentamos em 2009 provavelmente os tempos mais difíceis no setor de viagens e turismo desde setembro de 2001", afirmou Baumgarten, em São Paulo, onde participa do lançamento da 9ª Conferência Global do WTTC.
. Apesar de afirmar que os efeitos da gripe suína ainda não são sentidos e que a indústria de viagens e turismo é muito resistente a crises, o presidente do WTTC disse que caso a situação mundial se agrave, o setor sofrerá um forte impacto.
. Segundo ele, mesmo antes do surgimento dos casos de gripe suína, a previsão já era de que a contribuição do setor no PIB global sofra queda de 3,6% neste ano em decorrência da crise econômica mundial, passando de 10,1% em 2008 para 9,4%.
. Baumgarten disse que ainda não é possível medir o impacto das ocorrências de gripe suína sobre o setor, já que os casos são muito recentes, e apenas o México sofreu restrições de voos até o momento.

Nenhum comentário: