12 abril 2009

Painel de comentários

Recebidos por e-mail a propósito do meu artigo
45 anos depois: alguns olhares:

Muito bem! 45 anos passados do GOLPE 64, visualizamos um país vivendo sob as bases da democracia. Entretanto, o nosso povo vem pagando um preço alto com as conseqüências advindas da perversa e desumana ditadura militar. A democracia é, ao nosso olhar, a grande possibilidade concreta para a consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária. Agradecer aos camaradas que lutaram e resistiram à DITADURA, é o mínimo que devemos fazer - OBRIGADO, sem as vossas lutas e cooperações, o Brasil não seria o que é hoje: uma grande nação gozando da liberdade democrática. (Josias Barbosa Lima).
*
Precisamos cuidar do nosso próximo, a água na foz não retornará a nascente. Vivenciar o AMOR e a CARIDADE esta é nossa missão. Nada supera o TRABALHO quando realizado com amor e dedicação. Deixamos os museus relembras o nosso passado. (Paulo Roberto Costa Lima).
*
Parabéns. De modo especial porque conseguiu manter a ternura do olhar. (Marisa Figueiroa). *
Quando temos de considerar que a natureza tem seu tempo e as transformações são lentas porque o homem é um ser mutante lento, tudo valeu apena, do contrário estaríamos ainda na idade da pedra já que toda a evolução exigiu sacrifícios de uns e covardia de outros.No entanto se houvesse o entendimento da lenta transformação do pensamento de uma sociedade na época, com certeza as ações seriam diferentes e provavelmente menos sacrifícios mas sempre com sacrifícios de homens de bem. Mas quem tem o dom de mudar o ímpeto de uma juventude ávida por justiça? (Moacir Marcon).
*
Tenho ainda viva na memória a imagem transmitida pela televisão no dia da prisão e tortura pública de Gregório. Hoje, tenho convicção de que essa imagem contribuiu fortemente para a formação da personalidade e do caráter do garoto de 11 anos. No anonimato e no silêncio, jamais fiz concessões à ditadura. Ela começou errada, covarde, triste. (Carlos Calado).
*
Essas suas palavras sobre os 45 anos do golpe militar ratificam cada vez mais a certeza que tenho que, além de tudo, você é também poeta. (Excluamos o romantismo piegas.) Mas um poeta que traduz o sentir do homem que tem ciência que participa da história de seu tempo. Excitaste-me a emoção e quase não contenho as lágrimas! Pois o texto alcança a todos nós que vivenciamos aquele período. (Embora saibamos que outras formas de ditadura precisam ser vencidas). Meu caro amigo, seu texto (45 anos do golpe), é um grande contributo aos historiadores, aos pesquisadores e à sociedade em geral. A graduação acadêmica necessita de uma visão hegeliana do existir humano. Parabéns, Luciano, e muito grato por nos oferecer tamanho presente. Pense na hipótese (permita-me) de encaminhar esse texto a todos que, de uma forma ou de outra, compõem a "elite dominante" deste país. (João Lins).
*
Em que pese os avanços conquistados, após o fatídico golpe nas instituições que todos nós sofremos há quarenta e cinco anos, e que você relata muito bem, se faz necessário encetarmos uma forte campanha pela abertura dos arquivos da ditadura, pois, nós temos sido muito telúricos ao relembrar as coisas ruins acontecidas a milhares de brasileiros, companheiros nossos que sofreram por defender ideais de emancipações política e econômica, muitos foram mortos como é afirmado no seu texto. A partir da tribuna que você dispõe no momento, e com a legitimidade do mandato de vereador, se faz necessário exigir com mais rigor ao Ministério da Justiça e ao Presidente Lula que ele complete o seu trabalho, não somente concedendo cargos àqueles que foram partícipes nos movimentos contragolpe, mas enfrente com energia a questão da abertura dos arquivos da ditadura para que saibamos o destino de muitos dos nossos companheiros e pudermos reverenciar suas memórias. (José Amaro da Silva).
*
Lendo esse texto vi em minha memória você contando sua história no auditório na Prefeitura quando ainda estava estagiando no PETI, foi quando me emocionei e tive minhas primeiras impressões suas...até hoje e não esqueço... coisa que nunca esquecerei...fantástica! (Roberta Albuquerque).

Nenhum comentário: