16 maio 2009

Opinião de Sérgio Augusto

Caso raro de revista partidária com vida longa
Sérgio Augusto Silveira*
sergioaugusto_s@yahoo.com.br

Alguém conhece e lê regularmente alguma revista de partido político no Brasil? A esmagadora maioria dos leitores dirá que não conhece e nem ouviu falar em revista do PMDB, DEM, PSDB, PT e outros partidões brasileiros. No entanto, quando pergunto se conhecem do PCdoB, muitos dizem que sim, que já viram por aí, mas sem fazer julgamento sobre o que nela está escrito.

No entanto, aí está a diferença, em se tratando de periódico partidário brasileiro, com circulação livre, além das fronteiras do partido. É o caso da revista Princípios, revista do PCdoB, que circulou e circula desde 1971, divulgando e ensinando os princípios do marxismo e do nacionalismo, na teoria e na prática do dia-a-dia da vida nacional.

Isso tem sido possível em razão de uma coisa que difere este partido vis-à-vis aquelas legendas citadas acima. O nome da revista já é explicativo: Princípios. Essa marca revela o conteúdo, aliás, o comportamento partidário ao longo de sua existência, chegando aos seus 28 anos de circulação e, hoje, à sua centésima edição. A comemoração teve o lançamento da Coleção Princípios, em clima festivo nesta quinta-feira, pelo seu editor Sérgio Barroso (membro do Comitê Central do PCdoB), pela ex-prefeita Luciana Santos, pelo vereador e integrante da Executiva Nacional desta sigla, Luciano Siqueira e por pelo menos 50 leitores da revista que lotaram o auditório da Livraria Cultura.

Não é preciso ser a favor das idéias defendidas por essa publicação para ver nesse fato a diferença enorme da Princípios em relação ao que existe por aí em termos de publicação partidária. Até porque, ao se firmar, a revista transformou-se num local de debate acalorado entre pontos de vista diferentes sobre ideologia, filosofia, política, relações mundiais, nacionais, história, ciência e ética.

Qual o órgão partidário que se iguala, em dimensão histórica e dialética? Foram 1.548 artigos durante essas quase três décadas. lembrando que a Princípios surgiu na hora mais difícil da vida nacional, quando a ditadura de 1964 passou a torturar e matar os seus adversários. Mas o debate prosseguiu, chegando, nesses 28 anos, a somar a colaboração de 455 articulistas. Sempre procurando convencer que é possível, sim, concretizar um projeto de desenvolvimento autenticamente nacional.

A postura multidisciplinar desempenha aí um papel fundamental. E agora, ao chegar à sua centésima edição, o desafio dessa publicação comunista - além de puramente partidária - é deslindar o rumo que a economia mundial está tomando em meio à atual, e nova, crise e colapso da economia de mercado. Lembrando que esta economia não está, necessariamente, indo para o cemitério. Ou está?

Aí prossegue a discussão, a polêmica e a explicação para esta longevidade da Princípios, independente de se estar ou não de acordo com sua inspiração marxista.
* Jornalista

Nenhum comentário: