26 maio 2009

UEP continua sob a presidência de uma jovem mulher

Blog de Jamildo:
Vic, 23 anos, aluna de direito da UFPE, assume a UEP
. No último final de semana, os universitários pernambucanos se reuniram para discutir educação e os grandes desafios do Estado no 37º Congresso da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), sediado na Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina.
. O Congresso contou com a participação da presidente na UNE, Lucia Stumpf, e de diversos nomes da política pernambucana. Os estudantes debateram, sobretudo, a conjuntura política e econômica que Pernambuco e o Brasil passa, avaliando o papel da entidade no atual momento de desenvolvimento e investimentos que o Estado passa.
. Na plenária final, realizada no domingo, os estudantes votaram em propostas sobre conjuntura internacional e brasileira, educação e movimento estudantil.
. Ao final, a chapa "Agora Só Falta Você" venceu, elegendo Virgínia Barros, 23 anos, "Vic", estudante de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, como a nova presidente na UEP pelos próximos dois anos.
. Esta é terceira gestão eleita após a refundação da UEP, que esteve fechada po 20 anos (logo após o Movimento Diretas Já!).
. A temática do encontro foi bem variada: a adoção do Enem como forma de ingresso às Universidades, a gratuidade da Universidade de Pernambuco (UEP), a situação das autarquias municipais, assistência estudantil, dentre outros pontos.
. O evento contou com a presença de nomes que passaram pela UEP e pela UNE, como a ex-prefeita de Olinda, Luciana Santos, o secretário de Artirculação Social, Waldemar Borges, e o vereador Marcelo Santa Cruz, além de familiares de mártires do movimento estudantil pernambucano, como Demócrito de Souza Filho e Cândido Pinto, que desde o Congresso da Reconstrução, em 2005, dá o nome à entidade.

Nenhum comentário: