04 junho 2009

Coluna semanal no portal Vermelho

O Congresso do PCdoB com um olho na reza e o outro no padre
Luciano Siqueira


Complexa é a luta política num país da dimensão do Brasil, envolto num mar de contradições e instado a dar um passo adiante em sua construção como nação soberana e progressista. Muitos são os fatores que contribuem para conformar o cenário de ameaças e de oportunidades. Um deles – decisivo – é a formulação do projeto nacional de desenvolvimento.

Essa uma ingente tarefa dos partidos políticos e de extensos segmentos progressistas da sociedade. Reclama fundamentação teórica e técnica e descortino político.

O Partido Comunista do Brasil dará a sua contribuição nesse sentido através do seu 12º. Congresso, que será oficialmente convocado em reunião plenária do Comitê Central, sábado e domingo próximos, e se desenrolará até o início de novembro, mediante amplo debate com a militância a partir das organizações de base.

O 12º. Congresso atualizará o programa partidário com um olha na reza e o outro no padre, como costumam dizer os nordestinos. Reafirmará o objetivo estratégico – a superação do capitalismo pelo socialismo – e, ao mesmo tempo, traduzirá esse objetivo através dos propósitos atuais, de curto e médio prazo, factíveis no horizonte da correlação de forças em evolução. O programa será, por assim dizer, um instrumento de trabalho cotidiano e não uma simples declaração de intenções futuras.

Nisso o PCdoB se beneficia duplamente do desenvolvimento da teoria marxista-leninista e de uma compreensão mais precisa da realidade. Tem o olhar aguçado sobre a resistência multifacética que se verifica mundo afora, numa conjuntura ainda de hegemonia dos EUA e das forças do grande capital, porém em travessia para uma nova ordem; e sobre as enormes possibilidades de transformação da sociedade brasileira desvendadas no atual cenário político.

O debate não se dá apartado do movimento real em curso, antes contribui para reforçá-lo. Assim como ajuda a ampliar as fileiras partidárias, atraindo gente esclarecida e desejosa e tomar parte na luta política em sintonia com idéias e as práticas mais avançadas.

Daí porque os resultados do 12º. Congresso do PCdoB não estarão circunscritos ao Partido. Interessam às forças progressistas do país, com as quais os comunistas dialogam unindo esforços na luta transformadora. www.lucianosiqueira.com.br

Nenhum comentário: