07 junho 2009

Governo suspeita de cartel nos cartões

. A nformação está na Folha de S. Paulo de hoje. Estudo vê mercado concentrado e rentabilidade excepcional; empresas se dispõem a mudar para evitar punição
. O mercado brasileiro de cartões de crédito é extremamente concentrado, impede a entrada de novos participantes e precisa passar por uma profunda reformulação para beneficiar a economia como um todo. Segundo o documento, a rentabilidade da VisaNet e da Redecard, empresas que dominam o setor, está há muito tempo bem acima da verificada em atividades com riscos semelhantes.
. Com base no estudo, o governo poderá investigar a eventual formação de cartel pelas administradoras e mudar as regras do mercado. VisaNet e Redecard são responsáveis por 94% das transações e 90% do volume financeiro das compras com cartões no Brasil (R$ 375 bilhões em 2008).
. No ano passado, um dos indicadores de lucratividade da Redecard atingiu 68,03%, considerado extremamente alto. As empresas informaram ao governo que estão dispostas a fazer mudanças para evitar punições.

Nenhum comentário: