06 junho 2009

Campanha na Internet

Manuela quer propaganda e doações pela rede de computadores
Blog da Folha:
Internet ficará liberada para campanha nas eleições de 2010
. A legislação sobre o uso da internet em eleições vai sofrer grandes modificações para campanha de 2010. A ideia central é derrubar as proibições. Tramitam na Câmara pelo menos cinco projetos de lei que permitem o acesso virtual dos políticos aos eleitores brasileiros. Entre as propostas, destaca-se a possibilidade arrecadação de os candidatos arrecadarem dinheiro pela rede mundial de computadores.
. O uso da internet está sendo discutido pela comissão formada na última quinta-feira (4) na Câmara para elaborar a reforma eleitoral (leia mais). A expectativa é que na próxima terça-feira (9) os deputados já tenham um texto pronto que, entre outras coisas, vai liberar os políticos a usarem a rede para campanhas e conseguir doações de eleitores, no que será chamado de “financiamento cidadão”. “As duas vão entrar no texto final”, antecipou ao Congresso em Foco o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), que faz parte da comissão.
. Um dos projetos é de autoria da deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS). O texto, que foi apensado à outra proposta, prevê a possibilidade de doar dinheiro para campanhas com pagamento por cartões de crédito pela internet. Prevê também a possibilidade de a propaganda eleitoral acontecer por toda a rede de computadores.
. Hoje, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só permite que os candidatos tenham um site oficial, com um domínio determinado (.can), sem possibilidade de criarem blogs ou entrarem em redes sociais como Orkut e Facebook. Também estão proibidas ferramentas como Flickr (álbum de fotos) e Twitter (micro-blogs). Leia mais aqui.

Nenhum comentário: