24 julho 2009

Hélvio Polito: as molduras de Etine

No blog Das Olindas, por Hélvio Polito:
. Mauro Mota dizia que no Recife tem mais poetas do que poste para cachorro mijar.Esta densidade recifense dos que fazem vida pela arte, encontra em Olinda uma correlação nas artes plásticas e artesanato em geral.
. Poderíamos dizer que em Olinda tem mais artista plástico do que pedra de se pisar nas ladeiras.
. Mas existem outras profissões nesta cadeia laborativa, com intima ligação à arte produzida na cidade patrimônio da humanidade, uma delas é o oficio de moldureiro exercido com respeito por Etiene das Neves Borba (65).
. Etiene é uma espécie de anjo da guarda dos melhores artistas plásticos da cidade.
. Artistas como Roberto Lúcio, Zé Som, Antonio Mendes, Nino, Marisa Lacerda, dentre outros, encontra o complemento de sua obra, pelas mãos do moldureiro preferido dos olindenses.
Seu oficio completa a obra do artista, dando o devido realce utilitário para refletir nas paredes, mundo a fora, a Arte de Olinda.
. Filho natural da zona da mata sul de Pernambuco, vem de Barreiros para trabalhar e fixar moradia em Olinda no ano de 1971, trabalhando como homem de confiança do Arquiteto Acácio Gil Borsoy.São trinta e oito anos fazendo molduras para as artes plásticas olindenses.
. A oficina de Etine fica na Rua Papa João XXIII, 190, na Barreira do Rosário, Olinda.

Nenhum comentário: