12 setembro 2009

Saudade ainda é tema de comentários

Novos comentários acerca do meu artigo “A saudade que o dicionário não registra” (ver em uma das postagens anteriores):

“Você tocou em um ponto que fez -e fará para sempre- parte de toda a minha história de vida. às vezes brinco com os amigos que não gostam de recordar os bons momentos passados, mas ao mesmo tempo fazem o curso de História. História é, praticamente, acontecimentos passados. Sempre quando reflito os passos que já dei até hoje me encontro com os acontecimentos marcantes que ficaram gravados na minha memória. Se hoje continuamos de pé, estamos sobre o tapete do passado. Como ficarmos livres disso? Seria negar que no passado nascemos no passado estudamos, no passado começamos a amar... E assim aprendemos os mais lindos segredos da nossa existência. A vida, para mim, é uma trajetória que vem sendo seguida desde o ontem, o hoje e o amanhã.” (Melquides Pereira).
*
“Claro, sobre a saudade. Concordei com suas palavras muito bem colocadas, respeitando a relatividade, vez que é uma sentimento subjetivo de grau espiritual elevadíssimo: lembrança nostálgica, pesar, nome de flor e outros tantos inúmeros significados e, o mais difundido, realmente é pela DOR, dor daquelas que dilaceram o físico e alma. Também significa suavidade. Amor, paz.

Há um misto de emoções que a envolvem. Mas, sou adepta de que a SAUDADE é a uma da "princesas" das emoções em que você encontra "asas" de cores indefiníveis, plumagens brilhantes onde e somente seu coração poderá definir independentemente de tempo e espaço.

É transformação, renascimento de algo ou alguém. Elo de correntes fortes, onde poderá levar-lhe ao paraíso ou transportar-lhe para umbrais. Tudo é mesmo relativo. Minha opinião também. “ (Inêz de Paula Santos).

Nenhum comentário: