12 outubro 2009

Folha noticia Conferência do PCdoB

Folha de Pernambuco, por Marileide Alves:
Comunistas debatem Programa
. O PCdoB finalizou ontem o debate estadual sobre a atualização do programa partidário. Entre os temas discutidos durante o encontro, que ocorreu neste fim de semana, estão a avaliação do cenário político e o conjunto de reformas de que trata o “Novo Programa Socialista para o Brasil”. Os comunistas defendem mudanças que consideram importantes “para o desenvolvimento do País”, entre elas as reformas política, educacional, agrária e tributária. O seminário, que reuniu cerca de 300 filiados, elegeu ainda os 63 membros que comporão o novo comitê estadual da sigla. . Durante o encontro também foram eleitos os delegados que irão participar do 12° Congresso do PCdoB que será realizado entre os dias 5 e 8 de novembro deste ano, no Anhembi, em São Paulo. Segundo o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, uma das lideraças da sigla presentes no encontro, já está confirmada a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra-chefe da Casa Civil e presidenciável, Dilma Rousseff (PT), na abertura do Congresso. No final do evento será eleito o comitê nacional da legenda.
. Durante o encontro também foram eleitos os delegados que irão participar do 12° Congresso do PCdoB que será realizado entre os dias 5 e 8 de novembro deste ano, no Anhembi, em São Paulo. Segundo o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, uma das lideraças da sigla presentes no encontro, já está confirmada a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ministra-chefe da Casa Civil e presidenciável, Dilma Rousseff (PT), na abertura do Congresso. No final do evento será eleito o comitê nacional da legenda.
. Ontem, em sua explanação, o vereador Luciano Siqueira fez uma comparação das teorias de Vladimir Lênin e Leon Trotsky sobre o socialismo e organização de partidos. O primeiro defendia um partido “uno” enquanto o segundo pregava um partido onde grupos pudessem se organizar internamente, como uma espécie de “mosaico”. Nessa analogia, Luciano citou o PT como exemplo da teoria de Trotsky. “Sem nenhuma crítica, cada partido se organiza conforme considera que deve se organizar. O PT é um partido sabidamente constituído por grupos e tendências. Quando chamado a tomar uma decisão crucial, terá dificuldades em um determinado momento, pois não dá para reunir todo mundo”, observou o comunista.
. Segundo os organizadores do encontro estadual, 110 municípios participaram do evento. No Recife, 1.500 militantes foram mobilizados. O partido conta com 220 mil filiados em todo o Brasil. Para as discussões do 12° Congresso do PCdoB os comitês mobilizaram cerca de 100 mil militantes em 1500 municípios brasileiro.

Nenhum comentário: