25 outubro 2009

Luciana, ex-prefeita de Olinda, indicada para vice do PCdoB

No Vermelho:
. Luciana Santos, prefeita de Olinda (PE) por dois mandatos, foi indicada neste domingo (24) pelo Comitê Central do PCdoB para vice-presidente nacional do partido. A proposta teve entusiástica unanimidade, embora a deliberação caiba à direção a ser eleita no 12º Congresso (de 5 a 8 de novembro). Em seu último dia, a reunião escolheu em votação secreta 101 nomes que serão submetidos ao Congresso para compor a próxima direção. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do ato político.
Luciana, "um PCdoB que sabe governar"
. Engenheira eletricista, a pernambucana Luciana entrou no PCdoB aos 22 anos e projetou-se como diretora da UNE. Elegeu-se prefeita em 2000 e reelegeu-se em 2004, desta vez no primeiro turno. Nas muitas falas que destacaram a justeza da indicação, destacou-se a sua condição de mulher, negra, expoente das novas gerações comunistas, bem como expressão de "um PCdoB que sabe governar" (no ano passado Luciana elegeu seu sucessor na Prefeitura, Renildo Calheiros, também no primeiro turno).O processo de eleição do próximo CC
. Renato Rabelo foi indicado, também por unanimidade, para mais um mandato na presidência do PCdoB. O próprio Renato tomou a iniciativa de apontar que esta será sua última gestão como presidente (ele ocupa a função desde o 10º Congresso, em 2001), em nome da "renovação e alternância" – uma orientação partidária que marcou o processo eleitoral do Congresso, em suas etapas nas Organizações de Base, Comitês Distritais, Municipais e Estaduais.
. A 'nominata' de 101 nomes propostos para a próxima direção será submetida à deliberação do Congresso, a ser aberto na quinta-feira, 5, no Parque de Convenções do Anhembi, São Paulo. Os delegados eleitos a partir da base poderão indicar outros militantes para o CC, ou propor a exclusão de nomes indicados, desde que a proposta obtenha o apoio de 5% do total de delegados, ou seja acatada pela Comissão de Candidaturas que o Congresso elegerá. A deliberação final caberá à plenária do Congresso, em votação secreta e eletrônica.
Mulheres superam barreira dos 30%
. Uma novidade da direção a ser eleita é a decisão de garantir pelo menos 30% de mulheres. Lançada pela 1ª Conferência do partido sobre a mulher, em 2007, a proposta foi aplicada pela primeira vez neste 12º Congresso, e já orientou a eleição de todas as direções intermediárias do PCdoB. Nas direções estaduais recém-eleitas, as mulheres somam 31%, em média, chegando a 33% em São Paulo e 35% no Amazonas.
. Para garantir sua efetivação também no Comitê Central, será submetida ao plenårio do Congresso uma proposta de que só sejam válidos os votos que respeitarem a proporção mínima de três mulheres para cada sete homens. Isto assegurará uma expressiva feminização do CC, onde a proporção de mulheres é hoje de 21%.
Lula comparecerá ao ato político
. O Congresso reunirá 1.078 delegados, eleitos por 102.332 mil militantes, em 1.655 municípios de todos os estados brasileiros. No último Congresso do PCdoB, em 1005, foram 70 mil que participaram na base. No penúltimo, em 2001, foram 34 mil.
. A maior bancada será a de São Paulo: 180 delegados eleitos em um processo que mobilizou 17 mil militantes. Seguem-se as da Bahia (107 delegados, 13 mil mobilizados na base), Amazonas (82 delegados, 10 mil na base) e Pernambuco (70 delegados, 8 mil na base).
. Na sexta-feira, 6 de novembro, o 12º Congresso do PCdoB fará um ato político aberto ao público em geral, em que a presença mais ilustre será a do presidente Lula. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o deputado Ciro Gomes (PSB) também confirmaram presença. O Congresso do PCdoB será acompanhado ainda por mais de 80 representantes de partidos comunistas e revolucionários dos cinco continentes.

Nenhum comentário: