13 outubro 2009

PCdoB forte e unido em torno do Projeto Nacional de Desenvolvimento

No site http://www.lucianosiqueira.com.br/, por Inamara Mélo:
. Encerrando a etapa pernambucana do 12º Congresso Nacional do PCdoB, os comunistas reuniram 300 delegados na mais representativa conferência já realizada no Estado, após terem mobilizado oito mil militantes em 110 municípios. “Esta é seguramente a maior e a que permitiu o debate mais profundo sobre os problemas atuais do mundo e do Brasil. Tivemos aqui uma grande unidade em torno das propostas que o nosso partido apresenta para o país”, avaliou o presidente Alanir Cardoso.
. A Conferência, que aconteceu nos dias 10 e 11 no auditório da Unicap, no Recife, prestou homenagem a três militantes dedicados à construção do PCdoB no Estado: a artista plástica Tereza Costa Rêgo, a francesa erradicada no Brasil Yolande Cavorett e o líder comunitário Eufrásio Elias, de 85 anos e filiado ao Partido desde 1955. “O reconhecimento é a forma de educação mais elevada que nós podemos praticar com os novos militantes que passam a compor as nossas fileiras”, assinalou Alanir Cardoso.
. “O Novo Programa Socialista trouxe a esperança para o cotidiano” - As teses do 12º Congresso foram apresentadas pelo secretário nacional de formação e propaganda, Adalberto Monteiro, representando o Comitê Central do PCdoB. Para Adalberto, a atual proposta em debate é mobilizadora, capaz de agregar e de forjar uma maioria política no curso da luta. “Essa mensagem tem o elã de uma boa nova. Não é uma quimera, não é uma ilusão, é uma chance real. A força da proposta do PCdoB está calcada na análise da história social, política e econômica brasileira, que nos permite dizer que o Brasil, no decorrer das primeiras décadas do século 21, pode vir a se tornar uma das nações mais fortes e influentes do mundo, entendendo isso como uma nação democrática, soberana e na qual a riqueza produzida seja canalizada para o bem estar do povo”.
. Na análise feita pelo partido, o Brasil já percorreu dois grandes ciclos civilizacionais. O primeiro, constituído por um período de 400 anos de história, tem a independência, a abolição e a República como marcos da constituição da nação, levando o país a ser um detentor de um território continental e de um povo uno, fruto de um grande processo de miscigenação. O outro ciclo civilizacional se inicia na Revolução de 30, liderada por Getúlio Vargas, e vai até o início dos anos 80, período em que o Brasil se industrializa e se urbaniza, e quando a educação e a cultura brasileira são fortalecidas.
. Passadas as décadas de 80 e 90, chamadas de décadas perdidas, quando o país vive o apogeu do neoliberalismo e um período de decadência, os oitos anos do governo Lula criam um alicerce propício para o Brasil dar um novo salto civilizacional. Usando a imagem do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, Adalberto disse que apesar do Brasil ser hoje a décima economia do mundo, o país acumulou contradições que seriam “a pedra no meio do caminho”.
O PCdoB defende como solução viável para o terceiro salto civilizacional o novo projeto nacional de desenvolvimento, capaz de abrir caminhos para o socialismo no Brasil. “O novo programa é um giro a mais que lapida a elaboração estratégica de conquista do socialismo. Com ele, o PCdoB tem rumo e passa a ter um caminho”, concluiu.
. PCdoB em ascensão - No balanço da gestão do Comitê Estadual cessante, as vitórias obtidas nos últimos dois anos. Com quatro prefeitos comunistas, seis vice-prefeitos, dois deputados estaduais e 42 vereadores no Estado, a presença do PCdoB na frente institucional não tem precedentes. Hoje o Partido dirige duas secretarias estaduais e ocupa cargos importantes em prefeituras de vinte cidades. A direção também avaliou que houve crescimento da influência do PCdoB nos movimentos sindical, popular, ambientalista, de mulheres, negros e de juventude. Bons exemplos disso foram a construção da seção estadual da CTB-Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, que tem fortalecido a corrente classista no movimento sindical, e os êxitos na União de Estudantes de Pernambuco e em dezenas de grêmios estudantis e diretórios acadêmicos.
. Sobre os desafios do Partido em Pernambuco, o PCdoB se prepara para o próximo pleito com a decisão de apoiar o projeto político iniciado por Lula e de reeleger o governador Eduardo Campos para “alargar caminhos para a emancipação política e social do nosso povo, diminuindo as distâncias entre as regiões e abrindo perspectivas de maior produção e distribuição de riquezas”, afirmou o presidente Alanir Cardoso. O Partido pretende assumir maior protagonismo no cenário estadual com o aumento da bancada na Assembléia Legislativa e apresenta como meta eleger dois deputados federais.
. Ao fim da Conferência, os delegados elegeram os 63 membros que comporão o novo comitê estadual e os 65 delegados que irão participar do 12° Congresso do PCdoB, marcado para os dias 5 a 8 de novembro, no Anhembi, em São Paulo. Alanir Cardoso continuará respondendo pela presidência do Partido no Estado até a realização da primeira reunião do novo Comitê, quando serão definidos os membros da Comissão Política.
Na foto menor, Adalberto Monteiro, da Comissão Política Nacional (Fotos: Zelito Passavante).

Nenhum comentário: