10 novembro 2009

Palestra na Escola Mater Christi

Do nosso site:
. Ouvir a história de uma geração que viveu um dos períodos mais trágicos da história recente brasileira, a ditadura militar pós 64, contada de viva voz por quem foi perseguido, preso e torturado por combater um regime que suprimiu as liberdades democráticas e aniquilou os direitos civis. A oportunidade fez com que cerca de 30 estudantes da Escola Mater Christi formassem uma platéia atenta à palestra de Luciano Siqueira, realizada na manhã desta terça-feira.
. À turma do Professor Fabiano Palácio, da disciplina de História, Luciano relembrou os momentos mais marcantes da sua trajetória pessoal e de vários outros jovens companheiros que, como ele, atravessou as efervescentes e dolorosas décadas de 60 e 70. A participação no Movimento de Cultura Popular (MCP), no movimento estudantil, quando, cursando medicina na UFPE, foi cassado e proibido de estudar, e os quatro anos e meio na clandestinidade ao lado de Luci, sobrevivendo como vendedor de roupas. Depois, a prisão, as torturas e, o pior, a marca que o regime deixou sobre a consciência das pessoas: “uma geração de jovens que não aprendeu a questionar”.
. Para o vereador Luciano Siqueira, que ao final respondeu às perguntas dos alunos, o encontro foi mais uma importante chance de poder transmitir para as novas gerações o sentido da luta pela construção de uma nova sociedade e o valor que precisa ser dado à democracia conquistada no país.

Nenhum comentário: