22 novembro 2009

Unidade nacional, um grande desafio

. Registra o G1 que o presidente Lula reconhece a dificuldade do seu partido, o PT, de se unificar em torno de um projeto político nacional. “Eu não tenho mais ilusão quando se trata de disputas locais, por mais que a gente oriente as pessoas de que o que deve prevalecer é o projeto nacional, normalmente o que tem acontecido é que cada um olha para o seu umbigo e prevalecem as questões dos estados”, disse.
. Fenômeno semelhante o presidente também enxerga em relação ao pleito presidencial do ano vindouro. Ele teria dito que a ministra Dilma Rousseff, tenha mais de um palanque nos estados em que partidos aliados tenham mais de um candidato ao governo estadual.
. Na verdade o que o presidente constata é um traço da realidade política brasileira que vem desde o Império e permeia a jovem República até os dias atuais. Na cena política não é comum a existência de partidos nacionais unos. O PCdoB é uma exceção – e isso tem a muito a ver com a base teórica e ideológica marxista leninista que inspira os comunistas.
. Mas é sempre benéfico o esforço de contornar conflitos locais e construir uma vontade nacional uma em favor de um projeto de desenvolvimento do país que amplie conquistas sociais e democráticas e afirme a soberania nacional.

Nenhum comentário: