23 janeiro 2010

Água de chuva para quem quer aproveitá-la

Ciência Hoje Online:
Das nuvens para o consumidor
Embora seja inadequada para o consumo humano por causa da concentração de microrganismos e outros poluentes, a água da chuva coletada em Belo Horizonte pode ser uma alternativa viável para usos menos nobres, que não exijam água potável.
. Usar a água da chuva pode ser uma boa opção para reduzir o consumo de água. Mas, pelo menos em Belo Horizonte, essa alternativa deve ser vista com cautela. Um estudo realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) verificou os níveis de contaminação da água da chuva coletada na capital mineira e constatou que ela não atende aos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde para água destinada ao consumo humano.
. Os resultados, fruto do mestrado da engenheira Manuelle Cardoso na UFMG, indicam que a água potável ainda é a melhor opção dos moradores de Belo Horizonte para escovar os dentes, cozinhar, beber ou para qualquer outra situação que envolva a ingestão do líquido.
. Mas isso não significa que a água da chuva não possa ter usos menos “nobres”, como lavar o carro, lavar roupas, regar o jardim ou lavar a calçada, o que seria uma forma de poupar esse recurso natural cada vez mais escasso.

Nenhum comentário: